A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/04/2016 às 15:45
Saema: corte no fornecimento de água começa a partir do dia 25
Medida segue a deliberação da Agência Reguladora Ares-PCJ e visa diminuir o número de inadimplência

Equipes do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) passarão a realizar o corte do fornecimento de água para os inadimplentes a partir do próximo dia 25. A suspensão do fornecimento de água por inadimplência acontecerá para ligações residenciais, comerciais e industriais que estiverem em atraso por 90 dias ou mais no pagamento de suas tarifas de 2016.

Para contas de 2015 que estiverem atrasadas, a Central de Atendimento ao Público do Saema oferece opções de parcelamento para quitar os débitos.

“As tarifas em atraso que entram na medida são de 2016. Por isso, reforçamos que os munícipes realizem o pagamento desse ano para evitar o corte. Na Central de Atendimento ao Público, os atendentes responsáveis poderão orientá-los também sobre as contas de 2015 e quais os procedimentos e formas de pagamento”, explica Rosângela Fávaro, Chefe de Divisão de Atendimento.

Segundo dados apurados, desde o início da campanha para evitar o corte e realizar o pagamento das tarifas em atraso, a quantidade de inadimplentes diminuiu consideravelmente. “Em dezembro de 2015 estávamos com 28,55% de inadimplência, enquanto janeiro de 2016 apontou 19% e agora estamos com 11%. Em fevereiro, a porcentagem de inadimplência chegou a 24%, mas teve uma queda, passando a 17%”, conta Rosângela.

Para Romildo José Bollis, presidente da autarquia, a medida é necessária para garantir que investimentos e melhorias na cidade continuem sendo feitos. “A queda na inadimplência beneficiará a todos, já que sem a arrecadação acabamos não conseguindo realizar melhorias necessárias para o bom funcionamento dos nossos serviços”, disse.

A Deliberação nº 672/2015 foi publicada no dia 12 de dezembro de 2015 nos jornais locais e os avisos de corte começaram a ser emitidos no início do mês de março de 2016.

São feitas três tentativas para a entrega do aviso de corte. Nos locais em que não forem encontrados os responsáveis, a notificação será deixada na caixa de correio ou debaixo da porta do imóvel.

Para a suspensão do fornecimento de água, será instalado um dispositivo bloqueador no cavalete de água e colocado um lacre na cor vermelha que indicará o corte.

Em locais onde o hidrômetro está localizado no interior da residência, indústria ou comércio, o corte será feito na calçada e automaticamente será realizada a mudança de cavalete com direito à cobrança.

As equipes responsáveis realizarão a fiscalização dos locais onde forem feitos os cortes e, no caso de violação no bloqueio, o Saema aplicará multa no valor de um salário mínimo, sem a opção de parcelamento.

O bloqueio no fornecimento de água será removido após quitados os débitos que levaram à suspensão e mediante pagamento do valor do serviço de religação correspondente.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Público do Saema, que fica na Rua José Bonifácio, 645, Centro, ou pelos telefones 3544-3858, 3544-7043 e 3544-9770.

Camila Heloíse/Saema