O Fuss (Fundo Social de Solidariedade) entregará nesta sexta-feira (8) mais 84 próteses auditivas, beneficiando mais 44 cidadãos ararenses, com deficiência. As entregas acontecem das 8h às 11h, na antiga sede do Fuss, no prédio Antonio Lotto (Quicha Lotto), na esquina entre as ruas Júlio Mesquita e Albino Cardoso, Centro.
As próteses são unilaterais (apenas uma unidade) ou bilaterais (duas unidades), dependendo da necessidade da pessoa.
Além dos aparelhos, os pacientes também recebem instruções sobre o uso e assinam o termo de entrega das próteses. Para melhor adaptação, é importante que os usuários não deixem de usar o aparelho e peçam ajuda em casa ou às fonoaudiólogas quando não conseguirem regular o volume.
Após 15 dias da data da entrega, eles têm retorno marcado com a fonoaudióloga responsável para avaliar a adaptação dos pacientes ao aparelho.
Em pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Araras, em parceria com o Fuss (Fundo Social de Solidariedade) e a Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, já entregou mais de 600 próteses auditivas à população ararense.
“É sempre com muito amor e carinho que nós entregamos essas próteses auditivas aos que mais necessitam. Nossa intenção é promover mais qualidade de vida a essas pessoas”, disse a primeira-dama e presidente do Fuss, Elaine Brambilla.
Os beneficiados fazem parte do Cadastro Único, do Governo Federal, banco de dados que reúne informações socioeconômicas sobre as famílias e as direciona a programas sociais realizados na cidade, via Governo Federal, Estadual ou Municipal. A iniciativa da administração municipal visa diminuir a fila de espera pelo aparelho na rede pública de saúde.
As próteses podem ser tanto do modelo retroauricular (externas) quanto intra-auricular (internas), dependendo da necessidade de cada usuário, do grau de perda auditiva e da anatomia da orelha.
Em outubro, 41 pessoas foram beneficiadas com a entrega de 75 aparelhos auditivos. Além dos aparelhos adquiridos pela Prefeitura, o Fuss também auxilia na entrega de próteses fornecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Secom/PMA