O projeto Bom de Bola, Bom de Nota foi iniciado no último sábado (2), por meio de convênio entre a Prefeitura de Araras e o Santos Futebol Clube, para estimular a prática esportiva e o estudo entre meninos de 9 a 17 anos que participam de escolinhas de futebol coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras.
Os jovens receberão uniformes e materiais esportivos, além de participar de avaliações físicas e técnicas realizadas por representantes do clube. Para integrar o projeto, no entanto, é necessário manter frequência nas aulas e bom aproveitamento escolar.
“Não queremos só formar atletas, queremos formar bons alunos, bons cidadãos. Pessoas que tenham sonhos e lutem para conquistá-los. Este é o objetivo deste projeto, que une educação, esporte e cidadania”, disse o prefeito Nelson Dimas Brambilla, durante o lançamento das atividades, que aconteceu no Cedinsa.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, do secretário de Esporte Joílson dos Santos Souza, dos vereadores Breno Zanoni Cortella e Éder Donizetti Müller, do ex-jogador Juary Jorge dos Santos, que já coordenou escolinhas de futebol de Araras e participou das articulações para que o projeto fosse viabilizado na cidade, além dos professores Sidnei Gonçalves (Centro Esportivo Alcides Zaniboni (Capixaba)); Paulo Sales (Escolinha do Jardim São João); Aílton Lira (Escolinha do Jardim Marabá); Sílvio Garlizoni (Escolinha do Parque das Árvores) e Vitor Murilo (projeto Revelação) – responsáveis pelos núcleos onde vai acontecer o projeto – integrantes da Secretaria de Esporte e demais autoridades municipais.
“A seleção para o convênio com o Santos é muito criteriosa e somos a segunda cidade do Estado a firmar esta parceria, o que demonstra a seriedade do trabalho desenvolvido nas escolinhas municipais”, enfatizou o secretário Joilson.
O ex-jogador Juary reforçou que o Santos está de portas abertas para auxiliar os alunos das escolinhas municipais. “Teremos duas avaliações por ano com os atletas de Araras e tenho certeza que vamos tirar jogadores destas escolinhas. Só lembro uma coisa para todos os atletas: quem não estiver matriculado e não tiver notas boas, não pode participar. Por isso, dediquem-se aos estudos também, não só aos treinos”, completou.
O vereador Éder Müller citou que o trabalho dos professores responsáveis pelos núcleos também é essencial nesta parceria. “Os professores são guerreiros que ensinam os fundamentos e técnicas do esporte aos atletas, mas também se preocupam com a formação destas crianças”, disse.
“Não desperdicem esta oportunidade. É um esforço coletivo da Prefeitura, da Câmara e das escolinhas para que vocês sejam bons jogadores, mas, acima de tudo, também bons cidadãos”, completou o vereador Breno Zanoni Cortella.
O vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti lembrou que os atletas têm que se empenhar para ir bem tanto nos estudos quanto nos treinos. “Ouçam os ensinamentos dos professores, saibam respeitar os colegas em campo e fora dele também. E estudem bastante para terem um futuro melhor”, disse.
O convênio entre a Prefeitura e o Santos FC visa desenvolver ainda mais o futebol de base ararense, além de promover talentos locais que poderão defender o time da baixada santista.
As atividades serão implantadas nos cinco núcleos esportivos já existentes em Araras: Centro Esportivo Alcides Zaniboni (Capixaba); Escolinha do Jardim São João; Escolinha do Jardim Marabá; Escolinha do Parque das Árvores; e na escolinha do projeto Revelação no Centro de Convivência da 3ª Idade Hilda Masson Bordin (antiga AABB).
Parceria
Pelo convênio, o Santos F.C ficou responsável pela capacitação profissional dos professores que atuarão na parceria; fornecimento de uniformes, bolas e outros equipamentos para o desenvolvimento do projeto, além de divulgar a participação da Prefeitura de Araras, em conjunto com a Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional.
Já a Prefeitura Araras é responsável pelos espaços físicos para a realização dos treinamentos das crianças e adolescentes, além dos serviços prestados pelos profissionais-técnicos, que serão responsáveis pelos núcleos esportivos.
O convênio tem duração de 60 meses, a partir da assinatura da parceria. Mais informações sobre o convênio entre a Prefeitura de Araras e o Santos Futebol Clube podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195
Secom/PMA