A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, apresenta estudo técnico inédito sobre paisagens naturais e culturais de Araras.
Mapas e históricos relativos ao estudo e que imprimem a identidade do município serão apresentados pela primeira vez nesta terça-feira (23), às 9h, num evento que acontece no Centro de Formação Continuada Professor Dirçon Kammer/Polo Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que fica na Avenida Nestlé, 58.
O estudo, realizado pela arquiteta e urbanista Vanessa Gayego Bello Figueiredo, doutora em planejamento urbano, também inclui um documento intitulado “Linha do Tempo – Evolução Urbana e Patrimônios”, da qual constam fatos desde 1727 até praticamente a atualidade, com informações relativas a patrimônios culturais e naturais, e também ao processo de urbanização e industrialização no município.
O trabalho é considerado peça fundamental para embasar proposituras que serão feitas em breve, na conclusão da revisão do Plano Diretor de Araras, processo que vem em andamento na Prefeitura, envolvendo diversos segmentos da sociedade.
A Secretaria de Planejamento convidou, para essa primeira apresentação do estudo, um público majoritariamente técnico. São no geral engenheiros e arquitetos, membros de conselhos ligados ao patrimônio e à cultura de Araras, historiadores, ambientalistas, representantes de outros conselhos e profissionais de imprensa.
De acordo com a pasta, a ideia é apresentar os resultados a esses técnicos e lideranças, tanto para que eles conheçam o conteúdo e reconheçam o valor dos documentos para a revisão do Plano, quanto para eventualmente receber deles contribuições que aprimorem ainda mais os dados obtidos na realização do trabalho.
Com base nas informações desse estudo, na fase de proposituras da revisão do Plano Diretor, o poder público e a sociedade poderão debater alterações no uso e ocupação do solo de modo a respeitar as características e os valores das nossas paisagens culturais.
Em breve, todo o material relativo às paisagens culturais de Araras, bem como a linha do tempo que integra o estudo, serão disponibilizados pela Prefeitura para toda a sociedade, por meios digitais.
Quem fez o estudo?
A autora do estudo sobre nossas paisagens culturais é Vanessa Gayego Bello Figueiredo, doutora e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU USP - Universidade de São Paulo (2005). É docente na FAUPUCC - Pontifícia Universidade Católica da Campinas, pesquisadora da FUPAM - Fundação para a Pesquisa Ambiental da FAU USP, além de membro do ICOMOS e do Comitê Brasileiro do TICCIH.
Ela foi subprefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André e gestora de políticas públicas na Prefeitura de Santo André (2001-2008). Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, preservação cultural, paisagem cultural, planejamento da paisagem, paisagismo, gestão de políticas públicas urbanas, plano diretor, lei de zoneamento urbano, planejamento estratégico situacional, instrumentos urbanísticos, habitação, regularização fundiária, transporte, turismo, participação cidadã e economia solidária.
Secom/PMA