A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/01/2016 às 12:42
Prefeitura licita nova iluminação para o Parque Ecológico
Novo conjunto de equipamentos incluirá mais de 100 postes com 7 e 12 metros de altura, equipados com lâmpadas metálicas brancas com eficiência luminosa similar à que existe hoje na avenida Dona Renata (marginal)

A Prefeitura de Araras está licitando a contratação de empresa para instalar uma nova iluminação no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. A licitação está em andamento, em fase de recurso e pode ser decidida em cerca de 15 dias. No total, estimou-se o investimento de mais de R$ 700 mil.

O conjunto de iluminação a ser instalado no parque será composto de mais de 100 postes. Serão 73 com sete metros de altura e outros 32 com altura de 12 metros. Neles, serão instalados conjuntos de lâmpadas de vapor metálico que darão ao parque um efeito luminoso eficiente para trazer mais segurança e comodidade a quem frequenta o local. “Teremos um efeito luminoso similar ao que hoje se vê na avenida dona Renata (marginal)”, prevê o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade e também de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, arquiteto Fábio Augusto Franco.

O projeto também prevê a instalação de mais de 30 refletores, que serão acoplados em caixas próximas a algumas das árvores mais frondosas e em pontos estratégicos para criar um efeito cênico, que hoje já existe em alguns pontos da Praça Barão de Araras.

Playgrounds, banheiros e academias ao ar livre
Também estão sendo licitadas as instalações de playgrounds e academias de ginástica ao ar livre para o Parque Ecológico. Franco explica que serão três academias de ginástica e dois playgrounds muito parecidos com o que foi implantado no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago). “Os playgrounds serão compostos por estações de lazer, com toda a segurança para as crianças”, descreve o secretário. “Já as academias de ginástica ao ar livre acompanham as inovações existentes nesse segmento, com aparelhos funcionais para uso por jovens, adultos e idosos”, acrescenta ele.

Os playgrounds serão instalados em dois pontos diferentes, um mais próximo ao Conjunto Habitacional Heitor Villa-Lobos e outro perto do recinto de eventos, mas ainda assim na porção “verde” do Parque.

Já as academias de ginástica ao ar livre também serão distribuídas em pontos estratégicos, de modo a facilitar o acesso de moradores tanto do Villa-Lobos e região, quanto de quem vive no Jardim Luíza Maria e bairros próximos.

Junto de um dos playgrounds – o que ficará mais perto do Villa-Lobos haverá ainda um conjunto com banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência.

Essas melhorias devem demandar um investimento da ordem de R$ 500 mil, aproximadamente. Os recursos são do próprio município.

Calçamento e equipamentos de madeira

Paralelamente, equipes da própria Prefeitura fazem gradativamente obras de recuperação do calçamento interno do Parque, bem como a reconstrução da maioria das estruturas de madeira que enfeitam e dão acessibilidade a algumas áreas do local.

Para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, a revitalização do Parque, além de contemplar reivindicações da população e resgatar a beleza, a segurança e o conforto do lugar que é um dos mais admirados pelos ararenses, vai também deixar o local em condições bastante atrativas para futura concessão que viabilize a instalação de um restaurante. “É um dos nossos projetos mais importantes para este ano e queremos que os empreendedores olhem para o Parque e vejam que a Prefeitura já terá investido em melhorias muito necessárias, sentindo-se motivados a participar do processo para implantar ali um restaurante de bom porte e bem estruturado para receber os ararenses e visitantes. Isso, inclusive, contribuirá para fortalecer nosso turismo”, concluiu ele.

 

Secom/PMA