A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 17/12/2015 às 15:25
Circuito Sesc traz teatro, dança e shows gratuitos
Programação acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita

O Circuito Sesc traz mais uma vez para Araras manifestações artísticas variadas e gratuitas. A programação, realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

Entre os espetáculos que o público vai conferir está a peça A Dama e o Voo, da Cia. Prana, que já foi apresentada no Festival Mondial de Thêatres des Marionettes, na cidade de Charleville Mézières e no Museu Cluny (Museu de arte Medieval de Paris), ambos na França.

Além disso, o Circuito Sesc traz ainda a apresentação Dança de Rua e Suas Faces, com a Cia Eclipse. O pocket show exemplifica os diversos estilos das danças urbanas em uma linha cronológica de tempo, do nascimento de cada estilo até os dias atuais onde todas as danças se relacionam neste grande movimento cultural urbano presente em todo globo terrestre.

A Banda Jazz Brothers também faz parte da programação especial. Com um álbum gravado, o grupo, criado em 2002, foi inspirado nas street bands de New Orleans (bandas instrumentais que se apresentavam andando pelas ruas estreitas da cidade do jazz). A banda apresenta um repertório de jazz tradicional dos anos 30, 40 e 50 e é formada por Eliezer Roberto da Silva (trompete), Eloy Porto Neto (trombone), Donizeti Tadeu Castanho (sax alto), Frank Edson de Oliveira (tuba), Donald Ricardo Sarti (banjo) e Dalmo Di Napoli Guzela (washboard).

As atrações contam ainda com o espetáculo circense Vaiqueuvoo, dos Irmãos Sabatino, que conta a história dos aviadores da década de 30, heróis modernos que, com sua ousadia e paixão pelo voo, dedicaram suas vidas às iniciativas pioneiras na aviação. Envoltos por um período turbulento da história mundial, repleto de avanços tecnológicos estimulados pelas guerras, os aviadores só viam sentido na vida quando estavam nos ares, realizando acrobacias aéreas.

Voltado à formação de público e à difusão cultural nas cidades da região, o Circuito Sesc visa intervir no cotidiano das cidades e estimular a fruição artística, levando atrações em diversas linguagens artísticas para um número ampliado de pessoas, democratizando assim o acesso à cultura. A ocupação artística de praças e ruas reforça a ideia do espaço público ser um local de encontro e convivência.

O evento é uma iniciativa do Sesc e da EPTV Central e tem o apoio das prefeituras municipais das cidades envolvidas.

Música medieval
A banda Taberna Folk é outra atração do fim de semana em Araras. O grupo também se apresenta nesta sexta-feira, no Centro Cultural, às 20h.

Formada em 2008, a banda tem o intuito de resgatar músicas na sua maioria da velha Europa, com sonoridades e ritmos que abrangem diversas épocas e países. O repertório basicamente consiste em temas tradicionais medievais, celtas, germânicos, nórdicos e até mesmo alguns temas mais contemporâneos, temas de filmes épicos, assim como músicas autorais, trazendo a magia que este tipo de temática oferece.

O Taberna Folk conta com os músicos Ricardo Amaro (violão, flauta, gaita de fole e voz), Karina Moreno (percussão e voz), Luis Henrique Romagnolo (violão, bandolin e voz), Bardo (violino, harpa e voz) e Hugo Taboga (percussão e flauta) e já encantou o público ararense em apresentações realizadas no Festival do Café & Chocolate.

Secom/PMA