Buscando caras novas para vestir as cores de Araras na temporada 2016, a seletiva de basquete feminino, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, vem reunindo meninas da cidade e também de outros municípios do interior paulista, como Franca, Itapira, Santa Bárbara d’Oeste, Rio Claro, Americana, Porto Feliz. A seleção é para o time adulto da cidade, com atletas entre 17 e 19 anos de idade.
O primeiro dia da peneira aconteceu quinta-feira (26), no Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger, e as candidatas realizaram treinamentos da parte técnica da modalidade, como arremessos, precisão, dribles e passes. As meninas participaram de quatro atividades, no decorrer das atividades.
Nos próximos dois dias da seleção, sexta-feira (27) - Sesi Araras, às 14h, e sábado (28) – Ginásio Nelson Rüegger, às 9h, serão analisadas as partes física (velocidade, resistência, força e impulsão), e tática, que consiste na “coletividade” das atletas, sistema geral de uma partida. Nestes três dias, 30 meninas irão participar da seletiva feminina.
“Esse primeiro dia foi muito produtivo. Apareceram meninas com grande potencial, o que irá somar muito em nosso time no próximo ano. Agora é esperar os próximos dias de treinamentos para tomarmos as decisões sobre quais irão representar o nosso município em 2016”, disse o responsável pelo basquete ararense, Cícero Eduardo Rodrigues.
Cada sessão de treinamento conta com três horas de duração. Os resultados da peneira serão divulgados no dia 5 de janeiro, quando se inicia a preparação do time adulto de Araras.
Além da presença do professor Cícero, as avaliações também estão sendo feitas pelo professor Rogério Alves Oliveira (Lelo).
Confiança e trabalho duro
A seletiva municipal de basquete vem gerando nas candidatas uma mistura de emoções: confiança e expectativa estão entre as principais. “Jogo basquete há nove anos, mas essa é a primeira vez que participo de uma seletiva. Estou gostando muito e confiante de conseguir a vaga no time”, disse Beatriz Brandão, de 17 anos, da cidade de Itapira.
Já a adolescente de Americana, Vitória Willa, também de 17 anos, ressaltou o trabalho desenvolvido nos testes. “Os treinos são muito fortes, muita técnica. Espero aproveitar essa oportunidade e ser aprovada nesta seletiva. Já joguei contra Araras em anos anteriores e o time tem muita qualidade. Estou muito esperançosa e acho que tenho chances de entrar na equipe”, disse
Além dos treinamentos, o projeto de basquete feminino prevê às selecionadas alojamento (para as meninas que não moram em Araras) e bolsas de estudos.
Mais informações sobre o andamento da seletiva de basquete feminino podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.
Anderson Cândido/Secom