A realização do 2º SOS Bosque Ararinha neste domingo (15), a partir das 7h30, tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de preservar o Bosque José Fernandes de Mattos (Ararinha). O local tem 146.000 m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde urbano de Araras.
A proposta é mobilizar os moradores da região para que cuidem do bosque e pratiquem caminhadas, atividades físicas e de lazer.
Para isso, a Prefeitura de Araras programou uma série de ações que começam a partir das 7h30 e envolvem caminhada de 1,8 km em volta do bosque, aula de zumba, plantio de mudas nativas, além de homenagem ao patrono do bosque, sorteio de brindes aos participantes e show com a cantora Débora Black.
A Secretaria de Saúde também irá disponibilizar uma tenda para atividades de conscientização sobre combate à dengue e prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Além disso, a organização da 2ª Caminhada Passos que Salvam estará no local para venda de kits do evento de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, compostos por camiseta, boné, cadarço e squeeze (garrafa). O kit custa R$ 30.
A realização do evento é liderada pelo CAM Guerino Bertolini, em parceria com as Secretarias de Ação Cultural e Cidadania, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, de Ação e Inclusão Social (por meio do Cras José Ometto (leste 2), de Educação, de Comunicação Social e Institucional, e o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), além de lideranças comunitárias de bairros da zona leste.
Uma mobilização semelhante para conscientizar a população sobre a importância da preservação do bosque foi realizada em 2013 e reuniu inúmeras pessoas. Na época, a ideia era chamar a atenção da população para o descarte incorreto de lixo no espaço e convocar os moradores para que tomassem conta do bosque.
Em busca de um novo bosque
Nos últimos anos, o Bosque Ararinha ganhou uma série de melhorias, com o objetivo de transformar futuramente o espaço em um parque municipal. Neste ano, por exemplo, foi finalizado o cercamento de todo o entorno do bosque. A medida garantiu mais segurança e proteção e deu ao espaço o aspecto de um parque municipal.
Os serviços já realizados incluíram a limpeza do local e a retirada das árvores menores do entorno para liberar a área onde foi instalado o alambrado, semelhante ao do Parque Municipal Fábio da Silva Prado. Além disso, foram instalados dois portões para controle da entrada de visitantes e disponibilizados funcionários para realizar a limpeza do local.
Além do cercamento, foi realizado também o plantio de mais de 2,5 mil mudas de árvores, em parceira com a comunidade.
As melhorias no local integraram o projeto de revitalização do espaço, coordenado pelo projeto S.O.S Bosque Ararinha, movimento criado pela Prefeitura.
Horácio Busolin Júnior / Secom