As equipes do setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando mais uma etapa dos arrastões de combate à dengue nas regiões leste e norte. Durante o mês de novembro, os agentes farão vistorias em residências e terrenos do José Ometto 1 e 2, Jardim Alto da Colina, Haíse Maria, Jardim Alvorada e Parque das Árvores.
O arrastão já passou pelo José Ometto I, II e III, Jardim Itamarati, Jardim Morumbi, Parque Tiradentes e a previsão é de que nesta quarta-feira (11) os serviços sejam finalizados na região leste no Parque Dom Pedro. Segundo o cronograma, os agentes estarão à partir do dia 11 no Jardim Alvorada, Alto da Colina, Haíse Maria e Parque das Árvores.
Durante os arrastões, as equipes recolhem objetos que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Até agora os arrastões realizados no mês de novembro já recolheram 1.480 kg de material.
Os agentes também orientam a população sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.
O objetivo desta atividade é reforçar o trabalho preventivo em bairros com grande incidência de casos positivos de dengue ou grande incidência larvária.
O combate à dengue é uma ação constante da Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Controle de Endemias, mas toda a população também deve contribuir com ações preventivas, que impeçam a proliferação do mosquito e, consequentemente, novos casos da doença.
“Nosso trabalho tem sido constante durante este mês de novembro, pois queremos atingir o maior número possível de imóveis nessas regiões”, disse a chefe de Divisão de Endemias, Simone Pereira da Silva.
Sintomas da dengue
Pessoas com sintomas como febre alta (39° a 40°C), seguida por dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas articulações, mal estar generalizado, náuseas, vômitos e petéquias (manchas avermelhadas) no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Em caso de dúvida, a população também pode entrar em contato com a equipe da Divisão de Controle de Endemias, que funciona no CS 2 Dr. João Geraldo Noronha, junto à Secretaria de Saúde, pelo telefone 3543-1522.
Programação dos arrastões da dengue em novembro
Dia 11 – Alto da Colina/Haíse Maria
Dia 16 – Haíse Maria
Dias 18, 23 e 25 – Jardim Alvorada
Dias 27 e 30 – Parque das Árvores
Renato Cozza/Secom