A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/11/2015 às 10:13
Arrastões de combate a dengue seguem na região leste da cidade
Trabalhos de combate a doença também serão feitos nos bairros da região norte de Araras

As equipes do setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando mais uma etapa dos arrastões de combate à dengue nas regiões leste e norte. Durante o mês de novembro, os agentes farão vistorias em residências e terrenos do José Ometto 1 e 2, Jardim Alto da Colina, Haíse Maria, Jardim Alvorada e Parque das Árvores.

O arrastão já passou pelo José Ometto I, II e III, Jardim Itamarati, Jardim Morumbi, Parque Tiradentes e a previsão é de que nesta quarta-feira (11) os serviços sejam finalizados na região leste no Parque Dom Pedro. Segundo o cronograma, os agentes estarão à partir do dia 11 no Jardim Alvorada, Alto da Colina, Haíse Maria e Parque das Árvores.

Durante os arrastões, as equipes recolhem objetos que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. Até agora os arrastões realizados no mês de novembro já recolheram 1.480 kg de material.
Os agentes também orientam a população sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.
O objetivo desta atividade é reforçar o trabalho preventivo em bairros com grande incidência de casos positivos de dengue ou grande incidência larvária.

O combate à dengue é uma ação constante da Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Controle de Endemias, mas toda a população também deve contribuir com ações preventivas, que impeçam a proliferação do mosquito e, consequentemente, novos casos da doença.
“Nosso trabalho tem sido constante durante este mês de novembro, pois queremos atingir o maior número possível de imóveis nessas regiões”, disse a chefe de Divisão de Endemias, Simone Pereira da Silva.
Sintomas da dengue
 

Pessoas com sintomas como febre alta (39° a 40°C), seguida por dor de cabeça, no fundo dos olhos e nas articulações, mal estar generalizado, náuseas, vômitos e petéquias (manchas avermelhadas) no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Em caso de dúvida, a população também pode entrar em contato com a equipe da Divisão de Controle de Endemias, que funciona no CS 2 Dr. João Geraldo Noronha, junto à Secretaria de Saúde, pelo telefone 3543-1522.

Programação dos arrastões da dengue em novembro
Dia 11 – Alto da Colina/Haíse Maria
Dia 16 – Haíse Maria
Dias 18, 23 e 25 – Jardim Alvorada
Dias 27 e 30 – Parque das Árvores

 

                                                                Renato Cozza/Secom