A Coordenadoria Municipal da Juventude de Araras firmou na última segunda-feira (5), um compromisso de auxiliar a ampliação do Programa do Governo Federal - Jovem Aprendiz no município, que tem como objetivo inserção e a formação de jovens no mercado de trabalho.
A reunião para tratar do assunto aconteceu na última segunda-feira (5), no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Araras, e contou com a presença do diretor da Coordenadoria da Juventude, Wallace Mariano, e da diretora de departamento do PAT de Araras, Isabel Jerusa Tofolo, que apresentou um estudo em que o Programa Jovem Aprendiz, encontra-se em pleno funcionamento na cidade de São Carlos/SP, cujo resultado é positivo e está sendo referência nacionalmente.
Segundo o programa Jovem Aprendiz , organizações de qualquer natureza devem empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15%, no máximo, do total de trabalhadores registrados em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A Lei do “Jovem Aprendiz” é a 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto Federal n.º 5.598/2005.
O programa proporciona que jovens aprendizes realizem atividades práticas nas dependências da empresa e atividades teóricas em entidades qualificadoras, responsáveis pela certificação, a qual deve ser credenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
“Os estudos do PAT demonstram que o desemprego e a rotatividade são muito maiores entre jovens. Não por que eles não sabem o que querem ou por que o mercado não os queira, mas por que, na grande maioria das vezes, o ingresso no mercado de trabalho se dá de forma precária, sem acesso à qualificação adequada e com jornadas que desestimulam a continuidade dos estudos”, disse o diretor da Coordenadoria da Juventude Wallace Mariano.
O estudo apresentado pela diretora do PAT encontra-se nos moldes da necessidade de Araras, tão bem reformulado e com dados precisos – no que diz respeito a números de vagas abertas e preenchidas, assim como cursos credenciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
“A juventude pode ter esperança que mesmo nesse momento de crise que o país vem vivendo, há vagas no mercado de trabalho em nossa cidade. E a coordenadoria da juventude irá auxiliar em o que precisar nesta caminhada”, completou Mariano.
Mais informações sobre as atividades da Coordenadoria Municipal da Juventude ararense podem ser obtidas pelos telefones 3544-6956 ou 3542-0563 (Casa dos Conselhos).
Anderson Cândido - Secom/PMA
Com informações da Coordenadoria Municipal da Juventude de Araras