A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, informou nesta sexta-feira (2) que o posto da Acessa SP, que funciona em Araras por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, é o que mais atende usuários na região.
De acordo com o último balanço, realizado pelo Governo do Estado, 12.531 atendimentos foram realizados pelo programa de inclusão digital na cidade, no período de janeiro a agosto deste ano. O número de atendimento funciona como um índice de frequência dos usuários, e contabiliza quantas vezes os computadores foram utilizados por eles.
O levantamento estadual ainda ressaltou que 384 novos cadastros foram concretizados, e que a sala onde são realizadas a iniciativa, funcionam com 98% de ocupação em média. O espaço conta com 10 computadores.
Neste mesmo período, Araras ficou na frente de cidades como Leme, Limeira, Rio Claro, Conchal e Cordeirópolis, que somados atingem 19.021 atendimentos, e 520 novos cadastros.
“Foram dois fatores primordiais que fizeram o nosso posto atingir essas marcas significativas e expressivas. O primeiro, foi a adequação do espaço em que ele está instalado atualmente, um local confortável e de fácil acesso para os usuários. Outra ação importante, foi o treinamento disponibilizado pela Prefeitura, para a monitora responsável pelo posto, que sabe exatamente o que fazer em caso de dúvidas dos frequentadores”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Dias.
Para a monitora do Acessa SP de Araras, Angélica Martins Ferreira, o programa é um sucesso devido ao seu caráter social. “O Acessa SP é uma ferramenta de inclusão digital e também social. Muitas pessoas aqui não tem a oportunidade de ter internet em casa, e aqui podem ser inseridos no universo digital. Aqui é uma porta aberta para pesquisas, trabalhos e divertimento”, salientou a monitora.
O perfil de pessoas que participam do projeto é variado, com um maior índice de jovens e adolescentes. “O programa facilitou muito a minha vida. Quando tenho que mandar os meus currículos para conseguir um emprego, venho aqui. Além de ser um espaço prazeroso também, na horas vagas venho acessar as redes sociais”, disse Sarita Fernandes, moradora do Narciso Gomes, que frequenta o posto há um ano.
Em 2014, o posto do Acessa SP ararense realizou 24.267 atendimentos, com 719 cadastros e 90% do espaço utilizado. Já em 2013, 21.455 atendimentos foram realizados, 696 cadastrados e 55% da utilização.
Já são nove anos do programa em Araras. No início, o centro funcionava no Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger.
Melhorias na infraestrutura
Em 2013, o posto de Araras passou por melhorias na infraestrutura para atender aos munícipes. Além de adequações na sala, o local também recebeu ar condicionado, nova pintura da fachada, novos computadores e mobiliário.
Atualmente, o usuário do posto do Acessa SP tem acesso gratuito à internet por um período de uma hora, que pode ser renovado conforme a necessidade. Ao término do tempo, basta solicitar uma nova senha e aguardar a vez. Se houver computadores à disposição, o usuário pode continuar o acesso.
O posto do “Acessa” fica no Casarão do Calçadão Monsenhor Quércia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-7155.
Clique aqui e acesse o comparativo do posto do Acessa SP de Araras e das cidades vizinhas
Anderson Cândido/Secom