A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 30/09/2015 às 12:58
Educação irá promover curso gratuito de comunicação em libras
Curso será realizado aos sábados no CAEE Ettore Zuntini; inscrições podem ser feitas até 16 de outubro na Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação irá promover neste mês de outubro, curso gratuito de comunicação em libras. O curso será realizado no CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini, aos sábados, sempre das 14h às 17h.

Interessados em participar do curso podem se inscrever na Coordenadoria de Educação Especial pelo telefone 3543-8211 ou direto no local que funciona da Secretaria de Educação, localizada Avenida Senador Cesar Lacerda de Vergueiro, 44, Centro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro. O curso começa no dia 17 e será ministrado pela professora e intérprete de libras da rede municipal de ensino Dayane Manetta.

De acordo com Gislaine Sanches Luperini, coordenadora da Educação Especial, o objetivo do curso é divulgar a comunicação em libras e multiplar o número de cidadãos capacitados para conversar com deficientes auditivos. Ao final do curso, os participantes ganharão um certificado de curso básico de comunicação em libras.

“Hoje é muito importante ter a capacitação em libras, não só professores, mas também para os cidadãos em geral. Com isso, estaremos fortalecendo a inclusão de deficientes e melhorando cada vez a interação e comunicação com surdos”, disse.

A importância da comunicação em libras

Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso, existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio dela e também da leitura labial que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.

O Decreto 5.626/2005 torna obrigatórios o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.

 

Horácio Busolin Júnior - Secom/PMA