A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/09/2015 às 10:46
Departamento de Meio Ambiente promove atividades para celebrar o Dia da Árvore
Programação começa com o projeto Hora Verde, plantio simultâneo de árvores que acontece neste domingo (20), às 11h, em Araras e em mais 70 municípios paulistas

Uma série de atividades serão realizadas na próxima semana para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), em Araras.
A programação, organizada pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente) do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), começa já neste domingo (20), com o projeto Hora Verde.

A iniciativa envolverá duas atividades distintas: plantio de árvores nativas no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto e também plantio de mudas em casas da cidade, realizado pelos próprios moradores.

Para isso, o DMA (Departamento de Meio Ambiente), órgão vinculado ao Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), está distribuindo gratuitamente mudas de espécies nativas nesta sexta-feira (18), das 8h às 16h.

Os interessados em participar do projeto e fazer o plantio em sua própria casa devem retirar as mudas no DMA, que fica na Rua Cândida Lacerda, 231, Centro. Os ararenses podem registrar a ação postando uma foto no Facebook com a hashtag #horaverdeararas.

Paralelamente a esta atividade, o Departamento também realiza plantio de árvores nativas no Parque Ecológico, em área próximo onde é instalado o estacionamento oficial de eventos.

O projeto Hora Verde, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, visa incentivar os cidadãos para que plantem mudas de árvores no quintal de suas casas ou em áreas públicas definidas por cada município. A ação acontece simultaneamente em 70 municípios do Estado de São Paulo.

Na terça-feira (22), a programação tem sequência com ação intermunicipal de educação ambiental envolvendo as cidades de Araras e Rio Claro. A ação consiste em uma visita monitorada no Centro Pró-Arara, que fica no Lago Municipal e contará com a participação de alunos da rede municipal das duas cidades.
Na visita, os alunos irão participar de palestra sobre a importância da preservação ambiental para a sobrevivência da fauna nativa.

Após isso, os alunos irão participar ainda de plantio de espécies nativas em área próximo à Represa Água Boa.

Araras Mais Verde
No próximo sábado (26), o Departamento de Meio Ambiente irá promover o 2º plantio do projeto Araras Mais Verde. Desta vez, o objetivo é mobilizar a comunidade para plantar mudas nativas no Bosque 500 anos, que fica no Jardim Santa Cândida, entre as ruas Júlio Ulson e Nicolau Canônico. A ação acontece às 9h.

Para incentivar a participação do público, os 50 primeiros participantes que chegarem ao local irão ganhar camisetas do projeto. Além disso, serão distribuídos folders informativos sobre como cuidar das mudas e certificados digitais para cada participante. Técnicos do DMA irão acompanhar a ação, oferecendo as orientações técnicas para o plantio correto e cultivo das mudas.

O 1º plantio de mudas do projeto Araras Mais Verde foi realizado em junho deste ano, em área próximo às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.

O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais arborizar áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.

O projeto inclui ainda nesta primeira fase o plantio em mais duas áreas prioritárias: Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto 1).

Além disso, de 21 a 25 de setembro, o DMA também estará doando mudas nativas aos cidadãos para arborização urbana. As mudas poderão ser retiradas das 8h às 16h, no próprio Departamento.

Dia da Árvore
O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil é celebrado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da Primavera. Este dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.

No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração aconteceu pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

1ª Festa das Árvores do Brasil foi em Araras
Conhecida popularmente como a “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira na preservação ambiental no país quando sediou em 1902 a 1ª Festa das Árvores do Brasil.

A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, festa em comemoração às árvores realizada nos Estados Unidos, que promovia discussão, e nesta iniciativa tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.

No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza.

Confira a programação festiva do Dia da Árvore
Dia 20 – Domingo
11h – Hora verde – plantio simultâneo de mudas nativas em 70 municípios do Estado
Local: área verde próximo ao estacionamento do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto

Dia 22 – Terça-feira
8h – Visita monitorada de alunos das redes municipais de ensino de Araras e Rio Claro no Centro Pró-Arara, no Lago Municipal e plantio de espécies nativas com a participação dos alunos na Represa Água Boa
Local: Centro-Pró Arara - Lago Municipal e Represa Água Boa

Dia 26 – Sábado
9h – Projeto Araras Mais Verde, com plantio de mudas no Bosque 500 anos com a participação da população
Local: Bosque dos 500 anos – Jardim Santa Cândida, entre as ruas Júlio Ulson e Nicolau Canônico

De 21 a 25 de setembro
Doação de mudas para arborização urbana aos cidadãos no Departamento de Meio Ambiente do Saema
Local: Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro
Horário: das 8h às 16h

Horácio Busolin Júnior /Secom