A Secretaria Municipal de Educação promove a Semana do Surdo, de 21 a 24 de setembro. A programação contará com palestras, gincana, panfletagem e atividades culturais.
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a deficiência auditiva, com a propagação de mais informações sobre a surdez.
As atividades começam segunda-feira (21) com panfletagem na Praça Barão de Araras. A ação terá participação de alunos Emef Joel Job Fachini, que fica no Jardim das Nações.
Já no dia 22, será promovida palestra sobre Educação de Surdos. O evento acontece no Centro Cultural Leny de Oliveira, às 18h. No dia 23 de setembro, será a vez da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) receber a palestra sobre Cultura Surda, Dia do Surdo e a importância da Libras.
Encerrando a semana, acontece encenação da peça Os Três Porquinhos com alunos da sala multisseriada bilíngue do Polo Bilíngue Emef Prof. Joel Job Fachini.
A programação da Semana do Surdo é organizada por Samantha Camargo Daroque, docente da UFSCar CCA Araras, e por Gislaine Sanchez Luperini, diretora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação.
Polos bilíngues
A rede municipal de ensino conta com projeto pioneiro de inclusão para alunos com deficiência auditiva: o polo bilíngue. Em Araras, existem três deles nas escolas: Emei Padre Ângelo Pedro Longhi (para o ensino infantil), Emef Joel Job Fachini (para o fundamental I e II) e na Emef Tereza Colette Ometto (para alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos).
No polo bilíngue da Emef Joel Job Fachini, os alunos do 1º ao 5º ano ficam em uma sala multisseriada para que, juntos, aprendam Libras (Língua Brasileira de Sinais). Já os alunos do 6º ao 9º ano, que já sabem se comunicar em Libras, estudam junto aos alunos ouvintes, nas turmas correspondentes a sua idade.
Segundo a Coordenadoria de Educação Especial, são atendidos por todos os polos 20 alunos.
Dia Nacional dos Surdos
O Brasil comemora, em 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. A data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, há apenas dois anos, como forma de reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados.
Uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade é tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas. Para isso, existe a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É principalmente por meio dela e também da leitura labial que os surdos podem entender o que é dito ao seu redor.
O Decreto 5.626/2005 torna obrigatórios o ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de formação de professores e a educação bilíngue nas escolas onde estejam matriculados alunos com deficiência auditiva. Ele também obriga os órgãos públicos a terem intérpretes de Libras para facilitar o atendimento aos cidadãos surdos.
Programação Semana do Surdo 2015
Dia 21 – Segunda-feira
Panfletagem na Praça Barão de Araras – Informações sobre a surdez
Horário: das 9h às 10h30
Dia 22 – Terça-feira
Palestra sobre Educação de Surdos
Público-alvo: familiares de surdos, comunidade surda da cidade e região, professores, intérpretes e alunos da rede de ensino de Araras e funcionários da Educação Especial, alunos da UFSCar, gestores da Educação e demais interessados.
Local: Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita
Horário: 18h
Dia 23 – Quarta-feira
Palestras sobre Cultura Surda, Dia do surdo, importância da Libras
Das 14h às 17h para comunidade escolar surda de Araras, intérpretes e instrutores de Libras, gestores da Educação Especial, funcionários da escola que trabalham na educação de surdos, alunos da UFSCar e população em geral
Das 19h às 20h30 para alunos da UFSCar, comunidade acadêmica e população em geral
Local: Anfiteatro da UFSCar
Dia 24 – Quinta-feira
Gincana em Libras na Escola Polo Bilíngue Emef Joel Job Fachini, no Jardim das Nações
Horário: no período da tarde
Dia 25 – Sexta-feira
Encenação da peça “Os Três Porquinhos” com alunos da sala multisseriada bilíngue da
Escola Polo Bilíngue Emef Joel Job Fachini
Horário: 15h
Horácio Busolin Júnior / Secom