Atrações culturais para todos os públicos. Esta é a programação do fim de semana em Araras, elaborada pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
A abertura e premiação do 76º Salão Ararense de Artes Plásticas Antonio Rodini – modalidade contemporânea estão entre os destaques da agenda cultural.
O evento acontece neste sábado (19), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, às 20h. Serão distribuídos nove prêmios: Prêmio Prefeitura Municipal de Araras (no valor de quatro salários mínimos), Prêmio Centro Cultural, Prêmio Antonio Rodini, medalhas de ouro, prata e bronze, e três menções honrosas. A exposição ficará aberta ao público até o dia 4 de outubro.
Neste ano, dos 81 trabalhos inscritos, 50 foram selecionados para integrar o Salão. A lista com as obras pode ser conferida no site da Prefeitura de Araras - www.araras.sp.gov.br.
A solenidade ainda contará com apresentação musical do trio Sónata, que fará um som irreverente relembrando o melhor do pop e rock, valorizando o som nacional, mas sem deixar de lado grandes hits internacionais.
Literatura
A literatura também tem espaço na agenda cultural deste fim de semana. Na quinta-feira (17), haverá lançamento do livro “O romance de Romance” da escritora ararense Adriana Dezzotti Fernandes.
O livro será vendido durante o evento ao preço de R$ 10. A renda arrecadada será revertida à Associação Reviver.
O livro começou a ser escrito nos tempos em que a escritora ficou à frente do Sebo Doutor Anselmo, convivendo diariamente com os mais variados tipos de leitores e leitoras. E foram exatamente as leitoras de livros de "romance" tipo Júlia, Sabrina, Bianca que compõem as personagens deste livro.
Na história de ficção, a autora conhece um velho livro de romance que conta para ela sua vida de livro feminino de bolsa, descrevendo capítulo a capítulo, a bolsa, a personalidade e a rotina de cada mulher (ou, em alguns casos, homens) que o leram. Por meio do relato de Romance, invadimos a intimidade e a vida das personagens, passeamos em suas bolsas, rimos e choramos com suas histórias. O livro é feito de um conjunto de crônicas que se entrelaçam e são costuradas qual colcha de retalhos compondo um patchwork de cores e emoções.
Ainda seguindo a tendência do momento, O romance de Romance traz em seu interior várias mandalas para colorir de brinde para as leitoras e leitores que apreciam este passatempo anti-estresse.
Oficinas gratuitas
A programação também traz duas oficinas gratuitas para quem gosta de dança e acrobacia. A primeira delas é dedicada a dançarinos, atores e demais interessados e acontece já neste sábado (19). Ministrada pela bailarina e coreógrafa Jussara Miller, a Oficina de Dança A Escuta do Corpo tem 20 vagas disponíveis e será realizada das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo email: isarazera@gmail.com.
Já a outra oficina tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades para quem gosta de acrobacias. Ministrada por Carlos Eduardo Fernandes e Thayna Coghi, a oficina de Tecido Aéreo e Acrobático acontece aos domingos, dias 20 e 27 de setembro, das 14h às 17h.
Ao todo, 15 vagas estão disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, localizado na Avenida Ângelo Franzini, Jardim dos Ipês. O atendimento é das 9h às 17h.
Mais informações sobre as oficinas também podem ser obtidas pelos telefones 3541-5763 e 3542-5807.
Programação cultural do fim de semana
Quarta (16)
19h - Associação Cultural Raízes de Araras | Viola Caipira, Folia de Reis e Catira | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
Quinta (17)
9h e 15h - Contação de Histórias | Felício Thomaz | Biblioteca Municipal “Martinico Prado”
14h - Baile para a 3ª Idade | Grupo Pahaliah | Centro de Convivência da 3ª Idade “Hilda Masson Bordin Maretto” (Clube da 3ª Idade - Antiga ABB - Gratuito para portadores da carteirinha)
20h - Lançamento do Livro “O romance de Romance” de Adriana Dezzotti Fernandes | Show - Felipe Harter | Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
Sexta (18)
19h - Cine CEU | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
21h - Cine CEU | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
Sábado (19)
14h - Oficina de Dança | A Escuta do Corpo | Jussara Miller | Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
14h - Oficina de Malabares | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
15h - Oficina do Coletivo | DJs, MCs e Compositores | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
19h - Roda de MCs | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
20h - Grupo Talismã | Repertório Variado | Praça “Barão de Araras”
20h - Abertura do 76º - Salão Ararense de Artes Plásticas “Antonio Rodini” - Contemporâneo | Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita” | Visitação: 19 de Setembro a 4 de Outubro de 2015
Domingo (20)
14h - Oficina - Tecido Acrobático | Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
15h - Música no Lago | Grupo 4 Estações | Área dos Pedalinhos do Lago Municipal
15h - Oficina de Dança | Vem Dançar | CEU “José Olavo Paganotti” - Praça “Jorge Assumpção” - José Ometto 1
17h - Coisas do Brasil | MPB | Praça “Barão de Araras”
17h - Estação do Rock | Capitão Nemo | Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”
19h - Grupo Reviver | Repertório Variado | Calçadão “Monsenhor Quércia”
20h - Orquestra de Sopros de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo” | Praça “Barão de Araras”
21h - Chorinho do Barão | Praça “Barão de Araras”
Horácio Busolin Júnior / Secom