A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 31/08/2015 às 15:01
Faculdade Municipal: em colação de grau de Pedagogia, Brambilla prevê novos cursos gratuitos
Prefeito participou de solenidade sexta-feira na Unar, anunciando que serão abertos editais para buscar instituições que ministrem graduações em Engenharia Elétrica, História, Ciências Contábeis e Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Em 2016, os ararenses que ainda não tiveram oportunidade de cursar uma graduação superior poderão ter a chance de tentar vagas em até quatro novos cursos gratuitos na Faculdade Municipal, que funciona na modalidade semi-presencial na Emef Professor Joel Job Fachini.

Edital será aberto pela Prefeitura ainda este ano para buscar instituições que se interessem por ministrar os cursos de Engenharia Elétrica, História, Ciências Contábeis e Tecnologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Após o processo de contratação da instituição de ensino que vier a oferecer os cursos, a Prefeitura deverá disponibilizar 40 vagas por turma. Os detalhes sobre os futuros processos seletivos (vestibulares) serão divulgados somente após a conclusão dos trâmites do edital.

A notícia de que a Prefeitura pretende oferecer essas oportunidades foi dada pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, na noite de sexta-feira, enquanto ele participava da colação de grau da segunda turma de Pedagogia da Faculdade Municipal. Ao todo 33 alunas e um aluno receberam seus diplomas.

Realizada no Salão Nobre do Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Unar, a solenidade foi marcada pela emoção dos formandos e familiares, e pelo entusiasmo das autoridades que participaram do evento.

Em seu discurso, o coordenador pedagógico da Faculdade Municipal, Gilmar Pereira dos Santos, disse que todas as turmas até hoje formadas através da parceria entre a Prefeitura e a Anhanguera/Uniderp são seus orgulhos, mas a de Pedagogia ocupa um lugar especial em seu coração. “Eu sou educador e a Pedagogia, por definição, realmente é a área que nos apaixona e entusiasma”, disse ele.

Representando a Câmara Municipal, o vice-presidente do Legislativo vereador Marcelo de Oliveira cumprimentou os formandos pela conquista. “Agora, quando vocês forem questionados sobre até que ano estudaram, poderão dizer, com orgulho, que concluíram uma graduação em nível superior.

Parabéns pelos esforços que vocês fizeram, deixando alguns dias da semana por sete semestres, esses esforços os trouxeram até aqui e vão levar a todos bem mais longe ainda”, afirmou.
Paraninfa da turma, a pedagoga e tutora da Faculdade Municipal Sônia Aparecida Gaino Vieira dos Santos se emocionou bastante na hora de falar aos formandos. “Essa jornada foi muito enriquecedora. Educação é uma missão muito nobre, complexa e gratificante. Foi maravilhoso acompanha-los nessa caminhada”, disse ela.

A secretária municipal de Educação, Elizabeth Carvalho Cilindri, também reiterou a complexidade da missão de educar, mas assegurou que a recompensa é proporcional. “Vocês vão encontrar alunos seus durante a vida e ver que eles sempre reconhecerão em cada uma, cada um, uma parte da vida deles. Isso é maravilhoso. E nós esperamos que vocês prestem concurso em breve na rede municipal de ensino de Araras e venham fazer parte da rede de escolas da Prefeitura”, declarou ela.

Homenagem ao prefeito
Em dois momentos o prefeito Brambilla recebeu homenagens dos formandos. A aluna Cristiane Soares leu uma mensagem preparada pela turma em reconhecimento à política pública da Prefeitura em bancar os cursos universitários. “Queremos agradecer esta oportunidade que o município nos dá, e ao senhor, como representante do Poder Executivo, pelos investimentos em Educação, inclusive na educação superior”, disse ela.

A aluna Gesiane dos Santos Justino fez uma segunda homenagem, entregando uma placa de prata ao prefeito, agradecendo pelo incentivo à formação profissional.

Em sua manifestação, Brambilla disse que embora não seja obrigação constitucional dos municípios investir na graduação de cidadãos, “em Araras comprou-se essa briga, para dar oportunidade àquelas pessoas que em algum momento da vida não puderam prosseguir nos estudos. Nós temos orgulho de ter dado não só continuidade como força total à Faculdade Municipal, um projeto que vem dando muito certo”, disse ele, logo depois anunciando os novos cursos que a Prefeitura buscará implantar já em 2016.

Para Brambilla, entre todas as turmas já formadas pela Faculdade Municipal, as de Pedagogia carregam uma responsabilidade extra. “Vocês farão parte daquele grupo de pessoas vocacionadas para educar. Porque para isso é preciso vocação. Eu, como médico cirurgião, posso ter um dom, aprimorado com o aprendizado para abrir um paciente, fazer uma sutura. Mas vocês têm mais que isso. Vocês são vocacionados. E a palavra vocação vem do verbo em latim ‘vocare’, que significa ‘chamamento’. Vocês então foram chamados para esse trabalho que eu acredito, é o único realmente transformador do mundo”, afirmou.

Desde 2008, quando foi implantada, a Faculdade Municipal já formou mais de mil alunos em diversas áreas, tais como Serviço Social, Gestão & Marketing, Ciências Contábeis, Logística, Recursos Humanos, Pedagogia, entre outras.

Secom/PMA