A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 26/08/2015 às 10:14
Ações de prevenção sobre oleoduto que passa por Araras são apresentadas pela Petrobras
Entre os destaques está o projeto de Educação Ambiental “Vamos brincar à moda antiga”, realizado na escola municipal do bairro Morro Grande

Representantes da Petrobras/Transpetro estiveram em Araras para apresentar à Prefeitura de Araras as ações socioambientais realizadas na região da Fazenda Pinhalzinho e bairro Morro Grande, localizados no entorno da faixa de dutos do Oleoduto São Paulo/Brasília (Osbra).

A reunião foi realizada no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla, dos secretários municipais Celso Aparecido Canassa (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), Sandra Helena Orzari Milaré (Serviços Públicos, Urbanos e Rurais) e Leonardo Dias (Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda), além do diretor executivo da Saema Renato Peixoto Acioli. Pela Petrobrás/Transpetro participaram ainda o técnico em faixa de dutos e responsável pelo trecho de Araras Vanderlei de Oliveira e o comunicador social Esdras Domingos.

Entre as atuações da Transpetro na cidade estão o programa Transpetro Comunidades e as ações de prevenção de danos causados por terceiros nas faixas de dutos com foco em segurança, meio ambiente e saúde.

Com estas iniciativas, o objetivo é conscientizar os moradores locais a respeito dos dutos e a importância desse tipo de transporte. Em ambos os bairros, a equipe responsável pela faixa de dutos realiza palestras e visita às casas, incentivando a convivência responsável entre as comunidades e as instalações da Transpetro, orientando sobre os procedimentos em caso de emergência e divulgando o Telefone Verde (0800 128 121), canal de comunicação da Transpetro com a população.

Educação ambiental

Em parceria com a Secretaria de Educação, foi realizado em 2014 o projeto de educação ambiental “Vamos brincar à moda antiga”, em escola municipal localizada no bairro Morro Grande. A iniciativa trabalhou a memória, a cultura e a literatura alinhadas às questões socioambientais. Devido ao resultado positivo, o projeto está entre os selecionados para ser apresentado no Rio Pipeline Conference and Exposition, um dos maiores eventos do mundo no segmento de dutos, que acontecerá em setembro, no Rio de Janeiro.

Sobre a Transpetro

A Petrobras/Transpetro colocou em funcionamento há cerca de 19 anos o Osbra – Oleoduto São a Brasília (DOU 118, de 23/06/1994). Operado pela Petrobras Transporte, a Transpetro, empresa brasileira líder no setor de logística, o Osbra passa por 40 municípios em três Estados, São Paulo, Minais Gerais e Goiás, e cinco regiões administrativas do DF. Por ele, correm gasolina e diesel – o sistema está pronto também para transportar o GLP (Gás de cozinha).

Além do Osbra, a Transpetro iniciou em 2013 a operação e manutenção do Terminal de Etanol, pertencente à Logum Logística, que tem a Petrobras como uma das acionistas. O trecho interliga o terminal em Uberaba (MG) à Refinaria do Planalto (Replan), no município de Paulínia/SP.

Esses dois dutos passam pela zona rural de Araras, próximo aos bairros Fazenda Pinhalzinho, Morro Grande e Marimbondo.

A Transpetro é uma empresa que se preocupa em operar de maneira segura e desde 1998, quando iniciou suas operações, e vem mantendo índice zero de acidentes, graças a uma política de segurança contínua e responsável junto aos seus públicos de interesse. Através de uma política de bom relacionamento, a Transpetro desenvolve um programa, que tem como objetivo informar sobre a faixa de dutos e os produtos transportados. Ainda, esse programa determina políticas ambientais e sociais, atendendo condicionantes de órgãos ambientais e procedimentos nacionais e internacionais de operação de dutos e terminais.

 

Secom/PMA
Com informações da Petrobras/Transpetro