Em um ano, o SAE/CTA (Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves atendeu 6.595 pessoas. A unidade passou a funcionar na Rua Francisco Paulo Russo, na região central, em 1º de agosto de 2014 – antes, o setor ficava na Avenida Governador Garcez, no Jardim Belvedere.
O SAE oferece todo o suporte necessário para atender pacientes com DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) – entre elas, Aids e hepatites virais. O prédio conta com consultório médico, sala para coleta de sangue, farmácia, sala de acolhimento e aconselhamento, consultório psicossocial, sala de reunião e treinamentos dos funcionários, cozinha e mais quatro banheiros: dois para funcionários e dois para o público.
De acordo com o balanço divulgado pelo setor, foram realizados 2.015 testes rápidos para HIV, por análise de fluido oral, em um ano. O exame detecta anticorpos contra o HIV na saliva da pessoa e fornece o resultado, que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos.
Além do teste rápido de fluido oral para HIV, o SAE/CTA de Araras disponibiliza também testes rápidos para sífilis e hepatite C. Estes dois são realizados por meio de punção digital. O resultado fica pronto em até 15 minutos.
Do total de testes realizados, 38 deram positivo para sífilis, 49 para hepatite C e 64 para HIV/Aids. Em um ano, o total de consultas realizadas pelo SAE foi de 1.730.
Acolhimento humanizado
Os exames realizados pelo SAE/CTA são gratuitos e qualquer pessoa pode realizá-los, desde que apresente documento de identidade com foto.
O SAE também oferece cuidados de enfermagem; orientação e apoio psicológico; atendimentos em infectologia, ginecologia, pediatria e odontologia; controle e distribuição de antirretrovirais; orientações farmacêuticas; realização de exames de monitoramento; distribuição de insumos de prevenção; atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de DSTs e Aids.
Para a coordenadora do SAE Lidiane Matias dos Santos, o novo espaço possibilitou atendimento mais humanizado aos pacientes.
“A nova estrutura garantiu ainda ampliação e mais qualidade nos atendimentos realizados no setor. Estamos à disposição da população para esclarecer dúvidas e oferecer todo o suporte necessário”, disse.
O SAE/CTA Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves funciona na Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro. O telefone é 3544-2064.
Renato Cozza/Secom