A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/07/2015 às 11:46
Semana de Capacitação de Professores começa com palestra no Sayão FC
Especialista em Psicologia Escolar Ricardo Taveiros Brasil abriu atividades que continuam até sexta-feira, com oficinas na Uniararas e ações nas escolas da rede

Palestra do renomado professor e mestre em Psicologia Escolar Ricardo Taveiros Brasil abriu a 5ª Semana de Formação Continuada do Sistema Municipal de Ensino de Araras/2015, cujo tema é “Desafios, possibilidades, ações e resultados: foco na aprendizagem”. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

A abertura ocorreu no salão social do Sayão Futebol Clube. Cerca de 1,2 mil professores da rede municipal de ensino participaram do evento que continua até dia 24, ocupando, com várias atividades, também as dependências do Centro Universitário Dr. Hermínio Ometto – Uniararas. Algumas atividades ainda ocorrerão na Emef Professora Thereza Colette Ometto.

A palestra de Ricardo Taveiros Brasil teve como tema A educação escolar e a docência no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas. Ele começou a palestra falando aos professores que costuma ouvir comentários, nas cidades onde ministra seus conhecimentos, de que os educadores são em geral “resistentes” a certas abordagens. “Eu não vejo propriamente essa resistência como negativa, em 100% dos casos. Claro que há dificuldades, às vezes, em chegar ao educador de forma efetiva, mas em algumas ocasiões, essa resistência é boa, é uma forma de não se deixar dobrar a certas tentativas de direcionamento que nem sempre são saudáveis. E às vezes se propõe um diálogo com os professores que não lhes permite falar, somente ouvir”, ponderou.

Entre os vários tópicos abordados durante a palestra, Taveiros abordou a problemática do relacionamento professor-aluno, escola-comunidade e também reafirmou a importância, já mencionada por diversos outros estudiosos, de a criança ter um tempo livre para “não fazer nada”. “A criança, durante o período em que ela brinca, sem compromisso, ou simplesmente não faz nada, ela continua construindo seu conhecimento, continua crescendo”, enfatizou.

Graduado em Psicologia pela USJT (Universidade São Judas Tadeu) e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Taveiros Brasil é também membro do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

42 oficinas por dia, 126 no total
As atividades da Semana de Capacitação prosseguem até sexta-feira (24). Segundo Luíza Helena Viana, coordenadora de Formação Continuada e Apoio Técnico Pedagógico da SME, nesta terça, quarta e quinta-feira, a agenda conta com 42 oficinas pedagógicas por dia, totalizando 126 oficinas, com oportunidades para o debate teórico e dinâmicas sobre a prática docente.

Já o encerramento, conforme ela, será em cada unidade escolar. “Para que a equipe gestora de cada escola, justamente com seus docentes, realize um balanço do primeiro semestre e, a partir dessa reflexão, construam um Plano de Ação para o segundo semestre de 2015, visando a qualidade e melhoria do ensino municipal”, descreveu ela.

Para a secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri, o esforço da pasta para oferecer aos professores uma semana com atividades de qualidade é parte do compromisso assumido com os próprios educadores municipais. “Mais do que precisarem dessa formação continuada bem feita, eles têm direito a isso, pois, com essas atividades, ganham ainda mais recursos para prosseguir melhorando seu desempenho em sala de aula. O bom professor jamais para de aprender. E é nosso dever oferecer oportunidades como essa”, diz ela.

Já para o prefeito Nelson Dimas Brambilla, essas oportunidades dão aos professores municipais de Araras a chance de melhorar inclusive seus rendimentos, uma vez que o IVPE (Índice de Valorização do Profissional de Educação), instituído em 2013 como forma de reconhecer financeiramente o engajamento dos docentes, usa como critério também a participação dos professores em atividades de formação continuada.

“Ao bem aproveitarem esses eventos, eles cumprem um dos pré-requisitos para receberem o IVPE e ainda se aprimoram, podendo ensinar com ainda mais eficiência seus alunos, o que deve leva-los a obterem melhores notas também nas provas aplicadas ao longo do ano. É bom para todos os envolvidos”, opina ele.

Secom/PMA