O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras realizará a campanha Seu Hidrômetro na Calçada, em que pretende colocar nas calçadas todos os cavaletes (hidrômetros) que se encontram instalados na parte interna dos terrenos das residências. Atualmente, 2.552 aparelhos estão nesta situação.
A medida, avaliada por meio da nota técnica nº 14/2015 da Ares-PCJ (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari), órgão ao qual Araras é consorciada para decisões sobre gestão de água e saneamento, faz parte do Plano de Metas estabelecido pela autarquia no início do ano para o enfrentamento da crise hídrica da região.
A campanha foi apresentada nesta quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa realizada na autarquia.
Pelo entendimento da agência reguladora, a substituição de interesse direto do prestador, para controle de perdas e faturamento junto dos volumes consumidos, a isenção da cobrança deste serviço público não encontra óbice técnico e possui sustentabilidade financeira, dado ser um eficiente instrumento de recuperação de receita.
“Pretendemos com esta campanha reduzir as perdas aparentes na rede de distribuição de água tratada. Os hidrômetros sem acesso, ou seja, que não permitem uma correta aferição da leitura totalizam cerca de 6% das ligações. Sem acesso, as leituras deixamos de computar o consumo, fugindo assim do nosso real gasto”, disse Felipe Dezotti Beloto, presidente da autarquia.
Além de integrantes da imprensa de Araras, a coletiva contou também com a presidente da Câmara Municipal Magda Regina Carbonero Celidorio, os secretários Eduardo de Moraes (Governo), Elizabeth Cilindri (Educação), Marizeth Baghin Morandin (Fazenda), Vanda Bressan Pavan (Saúde), Leo Gurnhak (chefe de gabinete), além do presidente da Emhaba Jackson de Jesus e do presidente do TCA Luiz Carlos Scarcella.
O serviço da colocação do hidrômetro na calçada será feito gratuitamente pelo Saema, ficando o cidadão isento da tarifa de R$ 366,90. Cabe ao consumidor, a colocação da tampa de ferro na nova caixinha, o conserto da calçadinha, além da realização da ligação da rede do cavalete para a residência – esses serviços já são de responsabilidade do munícipe.
Caso o consumidor opte pela instalação do novo modelo de padrão, aquele em que o hidrômetro fica instalado na parede, poderá solicitar o serviço do mesmo jeito. Entretanto, cabe a ele realizar as adequações civis para tanto.
O pedido deve ser feito no período de 15 de julho a 16 de outubro, diretamente na Central de Atendimento, na Rua José Bonifácio, 645, no Centro, ou no Atendimento do CAM Guerino Bertolini, que fica na zona leste. O prazo para a instalação será de até 6 meses a partir da emissão da ordem de serviço.
Ederaldo Poy/Saema