A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/06/2015 às 12:26
Semana de Meio Ambiente: 1º plantio do Araras Mais Verde acontece sábado
Projeto tem como proposta envolver a comunidade na preservação das áreas em várias regiões da cidade

A Prefeitura de Araras, por meio do Departamento de Meio Ambiente, inicia neste sábado (13) um projeto ambiental inovador: o Araras Mais Verde. Tornar o município cada vez mais arborizado é uma das metas do projeto, que tem a proposta de envolver também a comunidade para que participe das ações de plantio de árvores em áreas descobertas de vegetação.

O 1º plantio do projeto acontece sábado em área próxima às avenidas Loreto e José Marques da Silva, em frente ao Clube dos Bancários.

Serão plantadas 40 mudas de espécies nativas variadas, como ipê branco, ipê amarelo, jequitibá, pau-ferro, jacarandá, jerivá, oiti, entre outras.

O Projeto Araras Mais Verde tem como objetivos principais arborizar áreas onde há carência de árvores no município; sensibilizar, conscientizar e incentivar a participação popular gerando multiplicadores nas ações de arborização urbana e questões ambientais; e gerar um programa de educação ambiental quanto ao tema arborização urbana que tenha caráter contínuo.

O projeto incluirá nesta primeira fase o plantio em outras três áreas: Bosque 500 anos (Jardim Cândida), Praça Mário Vieira (Jardim Pedras Preciosas) e Praça Jorge Assumpção (José Ometto 1).

A arborização urbana traz muitos benefícios aos municípios. Mais que o embelezamento estético da paisagem urbana, ela ameniza a poluição sonora, permite a infiltração da água da chuva no solo atingindo os lençóis freáticos, abrigo à fauna, reduzem significativamente a poluição do ar, proporcionam conforto térmico e bem estar psicológico às pessoas, protegem o lençol freático, amenizam a força do vento, valorizam imóveis, proporcionam aumento na umidade relativa do ar, reduzem impactos do aquecimento global, e diminui o microclima amenizando o efeito das ilhas de calor, entre outros.

Educação ambiental e participação popular
A ideia do projeto é estimular ainda mais a educação ambiental. As atividades de plantio serão amplamente divulgadas na mídia em geral, assim como informações que darão conta da importância da arborização urbana.

O projeto também tem por objetivo fomentar a formação de agentes socioambientais, multiplicando assim as ações voluntárias em prol a preservação ambiental.

Para estimular a participação popular, serão distribuídas camisetas do projeto Araras Mais Verde aos primeiros 200 participantes e também folders sobre arborização urbana. Os envolvidos na ação ainda receberão certificado de participação.

Semana do Meio Ambiente
Este ano, a Semana do Meio Ambiente envolveu inúmeras ações de conscientização, mas teve como foco o lançamento de novos projetos que visassem o desenvolvimento sustentável.

O primeiro deles é o Programa Interno de Coleta Seletiva (Pics) do Saema, que entrou em vigor no dia 1º de junho. A iniciativa tem por objetivo a implantação de um sistema de coleta seletiva na autarquia e destinação do material coletado para a Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa.

Já outro projeto importante, que será lançado nesta quinta-feira (11), é o programa Selo Verde. De autoria do Executivo, a iniciativa foi apresentada à população junto ao lançamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente na Câmara Municipal.

O Selo Verde atende à indicação feita pelo vereador Valdevir Carlos Anadão (Professor Dê) e possibilitará a concessão de certificado socioambiental, com o objetivo de reconhecer pessoas jurídicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, por meio de medidas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população.

As atividades de apresentação do projeto começaram na manhã desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal com a palestra Recursos Hídricos e a preservação do Meio Ambiente com a bióloga e responsável pelo setor de educação ambiental do DMA Bruna Talita Fatoretto. Além da palestra que contou com a participação de estudantes, houve distribuição de mudas pela Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) e exposição de animais taxidermizados, promovida pela Polícia Militar Ambiental.

Já às 19h, acontece a apresentação do programa Selo Verde e do Fundo Municipal de Meio Ambiente com palestra do diretor do DMA Raul de Barros Winter.

Em seguida, será realizada a palestra Reflexões sobre degradação e recuperação da água de Araras, ministrada pela professora doutora Adriana Cavalieri Sais, que é coordenadora do curso de Agroecologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – campus Araras.

A programação da Semana de Meio Ambiente começou com atividades de conscientização na Emeief Herminio Ometto. As atividades incluíram circuito de desenhos sobre meio ambiente, palestra e o plantio de nove mudas no entorno da Praça Oito de Abril – mudas nativas de ipês rosa, amarelo cássia-mimosa e quaresmeira serão repostas no lugar de quatro árvores que estavam com risco de queda iminente.

Além disso, dinâmicas de coleta seletiva foram realizadas no Parque Municipal Fábio da Silva de segunda (8) a quarta-feira (10) – a atividade segue também nesta sexta (12). Nas ações, a diretora de Divisão de Educação Ambiental Bruna Fatoretto orienta os alunos sobre como fazer a coleta seletiva correta e explica a importância da responsável dos resíduos sólidos.

Programação Semana do Meio Ambiente 2015

Sexta-feira (12)
Dinâmicas de coleta seletiva
Atividades: gincanas de separação de lixo, distribuição de gibis com informações sobre a interação do lixo com o clima e slackline
Local: Parque Municipal Fábio da Silva Prado – Lago Municipal
Horário: 8h30

Sábado (13)
1º plantio do projeto Araras Mais Verde
Objetivo: incentivar a comunidade para o plantio de mudas em áreas com carência de árvores
Local: área verde próxima ao Clube dos Bancários
Horário: 8h

Horácio Busolin Júnior /Secom