O Caps-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas) Arceu Scanavini vai oferecer atendimento diferenciado, com consultas ambulatoriais e terapêuticas.
O Centro será inaugurado nesta quarta-feira (3), às 9h, na antiga escola DA/DV, na Avenida Washington Luiz, próximo à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O evento é aberto à população.
No local, equipe multidisciplinar e recursos variados serão destinados a auxiliar com que essas pessoas encontrem meios para se livrar do alcoolismo e/ou da dependência química. Hoje em dia, todo esse trabalho está concentrado no Ambulatório de Saúde Mental do Posto Aguinaldo Bianchini e também no Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) Idalina Corredor Vitorello, ambos localizados na Avenida Loreto, em Araras.
Para receber o serviço, o antigo prédio passou por readequações e reforma geral. A obra incluiu troca de pisos, reforma na cozinha e reparos estruturais em todo o prédio. Além disso, foram realizadas intervenções na área interna para permitir a acessibilidade a deficientes físicos e também construída umra ampa de acessibilidade na entrada do prédio, do lado da Avenida Washington Luiz.
Estrutura moderna
A proposta é oferecer aos atendidos estrutura moderna, com cozinha industrial e sala de informática.
O Centro é composto por salas de triagem, terapia ocupacional, psicoterapia, oficinas, além de refeitório, sala de TV, sala de observação, banheiros e vestiários. Além disso, o projeto contemplou a instalação de uma área de convívio na parte externa do prédio com uma academia de ginástica, mesa, bancos e um quiosque.
O prédio recebeu recursos de R$ 300 mil, obtidos junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, para reformas estruturais para melhor atender os dependentes químicos da cidade.
“Com o Caps-AD iremos ampliar e qualificar o atendimento a dependentes químicos de álcool e drogas em Araras. A proposta é oferecer atendimento personalizado com o objetivo de promover a reinserção desses cidadãos a sociedade. O acolhimento também irá envolver a capacitação profissional com aulas de informática, que irão proporcionar mais oportunidades para que os atendidos sejam reinseridos no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Nelson Brambilla.
O que é o Caps-AD?
Implementada em municípios de médio ou grande porte, a unidade do Caps-AD é composta por equipes multiprofissionais, com a presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais de saúde.
A unidade tem estrutura para o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias aos pacientes. Além de substituir a internação psiquiátrica, que só é realizada quando os pacientes apresentam graves crises psicológicas e não conseguem conviver em sociedade.
Homenagem
O Caps-AD leva o nome de Arceu Scanavini, uma homenagem de reconhecimento à longa e importante trajetória de benemerência e dedicação ao próximo que marcou a vida desse ararense. Scanavini viveu 70 anos, dos quais a maioria dedicados a projetos sociais em favor das pessoas mais desassistidas. Nasceu em Araras, em 11 de maio de 1921.
Casou-se com Nilda Argenton Scanavini com quem teve os filhos Arceu Jr., Jeziel, Celso e Marcelo.
Trabalhou como tipógrafo e, nos anos 1940, começou a frequentar o Centro Espírita João Batista, em Araras. Em 1948, nessa instituição, surgiu a ideia de criação de um hospital psiquiátrico na cidade. Esse plano virou realidade em 1950 com a fundação do Sanatório Antonio Luiz Sayão, precursor da atual Clínica Antonio Luiz Sayão.
Scanavini foi tesoureiro da primeira diretoria do sanatório, ajudou a fundar em 1952 a Loja Maçônica Fraternidade Ararense, integrou o grupo que fundou o atual IDE (Instituto de Difusão Espírita) de Araras e também a equipe que trabalhou pela criação da antiga Guarda Mirim, semente da atual Aehda (Associação de Educação do Homem do Amanhã).
O benemérito faleceu em 19 de fevereiro de 1992, deixando uma história admirável de engajamento e participação em grandes causas de interesse da coletividade ararense.
Secom/PMA