A Emef Clotilde Russo, no Jardim Cândida, está de cara nova. A unidade ganhou ampliação com duas novas salas e reforma geral. A solenidade de inauguração da obra será nesta terça-feira (2), às 9h.
Em uma das salas foi instalado um laboratório de informática com 18 computadores, adquiridos com recursos do Governo Federal, por meio do ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional).
Já a outra nova sala será utilizada para aulas de reforço no contraturno escolar. A unidade também ganhou 170 novos conjuntos de carteiras, 6 conjuntos de mobília para professores e mais 10 para o refeitório. O mobiliário foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura.
A modernização da escola também envolveu a instalação de uma rampa com acesso coberto para a quadra coberta e pintura geral nas instalações internas e externas do prédio. Em 2011, a escola ganhou ainda uma quadra coberta construída pela atual administração, que ampliou o oferecimento de atividades em tempo integral como o programa Mais Educação, do Governo Federal.
As melhorias atendem à demanda indicada pela população, que participou das reuniões do Orçamento Participativo da região oeste.
Em dois anos, a Prefeitura realizou obras de reformas e ampliações em nove escolas municipais, envolvendo reparos gerais e ampliações com a construção de novas salas para implantação de laboratórios de informática, bibliotecas, salas de aula e expansão do ensino integral.
As obras beneficiaram alunos de escolas municipais localizadas nas regiões central, sul, leste, oeste, rural e sudeste. São elas: Emei Glaucia Maria (Narciso Gomes); Emef Morro Grande (Morro Grande); Emeief Maria de Lourdes Matar (Jardim Copacabana); Emeief Dona Rosa Padula Zurita (Centro); Emeief Antonio Severino (Parque Santa Cândida); Emei Nona Catharina (José Ometto 1); Emeief Profª Lídia Maria Buzon Curtulo (Parque Industrial); Emeief José Dante Rodini (Jardim Fátima); e Emef Clotilde Russo (Jardim Cândida).
“As obras de modernização das escolas municipais fazem parte do amplo projeto desenvolvido pela Prefeitura para transformar a educação de Araras em educação de 1º mundo. Além de reformar as escolas, esta administração, em seis anos, aumentou em 311,5 % as vagas em creches, construiu novas escolas de ensino infantil e mais outras de ensino fundamental. Quando estes alunos saírem do ensino fundamental ainda terão um leque vasto de opções de cursos entre superior e técnico, e mais em breve a oportunidade de cursarem Medicina, com a implantação da Faculdade em nossa cidade”, afirmou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.
Mais melhorias
No começo deste ano, a Prefeitura também deu início à reforma e modernização de mais quatro escolas, beneficiando 1.452 alunos das regiões leste, sudoeste e norte. As obras são realizadas nas unidades Emef Antonia Marques Dahmen (Parque Tiradentes) – 459 alunos, Emeief Dona Manoela Lacerda de Vergueiro (Jardim Belvedere) – 248 alunos, Emeief Francisco Salles Nogueira (Jardim São João) – 264 alunos e Emeief Nelson Bovo Neto (Jardim Alvorada) – 481 alunos.
Os serviços incluem reparos gerais na estrutura, como pintura, reforma nos telhados, melhorias em azulejos e pisos, troca de portas, reparos em armários e reforma em cobertura externas, além de reforma nos alambrados.
A reforma mais detalhada é realizada na Emeief Dona Manoela Lacerda de Vergueiro. A unidade, que atende atualmente 248 alunos, ganhará a instalação de uma rampa de acessibilidade, adequações nos vestiários, novos sanitários, novas telhas metálicas no pátio e reconstrução da cozinha.
Outra escola que recebe total remodelação é a Emef Antonia Marques Dahmen. Na unidade, está sendo construído um muro de dois metros de altura em substituição ao antigo alambrado que separava a escola da Praça Geraldo Dahmen. Além do muro, será construído também um alambrado de aproximadamente 3,5 metros. A medida visa garantir mais segurança aos alunos e funcionários da unidade.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a previsão é que as obras sejam finalizadas até o final do mês de maio.
Até o término do primeiro semestre deste ano, a administração chegará à marca de 13 escolas modernizadas desde 2013.
Horácio Busolin Júnior /Secom