A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/05/2015 às 15:10
Em dois anos, Prefeitura reformou e ampliou nove escolas municipais
Próxima unidade modernizada foi a Emef Clotilde Russo; obra será entregue na próxima quinta-feira (21), às 9h

Desde 2013, a Prefeitura tem feito investimentos para garantir melhor infraestrutura nas escolas da rede municipal de ensino. Neste período, foram realizadas reformas e ampliações em nove escolas municipais com a execução de reparos gerais e ampliações com a construção de novas salas para implantação de laboratórios de informática, bibliotecas, salas de aula e expansão do ensino integral.

A mais recente unidade modernizada foi a Emef Clotilde Russo, localizada na rua Florianópolis, no Jardim Cândida. A solenidade de inauguração da obra será na próxima quinta-feira (21), às 9h.

As melhorias na unidade contaram com investimentos próprios da Prefeitura de R$ 286.212,96 para reforma e ampliação. Foram construídas mais duas salas - uma para implantação do laboratório de informática e outra para reforço escolar. Além disso, foi instalada uma rampa com acesso coberto para a quadra coberta e realizada a pintura geral nas instalações internas e externas do prédio.

A modernização da escola atende à demanda indicada pela população que participou das reuniões do Orçamento Participativo da região oeste.

Em dois anos, as obras realizadas pela atual administração beneficiaram alunos de escolas municipais localizadas em nove bairros das zonas central, sul, leste, oeste, rural e sudeste: Emei “Glaucia Maria”, no Narciso Gomes, Emef “Morro Grande”, no bairro Morro Grande, Emeief Maria de Lourdes Matar, no Jardim Copacabana, Emeief Dona Rosa Padula Zurita, no Centro, Emeief Antonio Severino, no Parque Santa Cândida, Emei Nona Catharina, no José Ometto 1, Emeief Profª Lídia Maria Buzon Curtulo” no Parque Industrial, Emeief “José Dante Rodini” no Jardim Fátima e Emef Clotilde Russo, Jardim Cândida.

 

Mais melhorias
No começo deste ano, a Prefeitura também deu início a reforma e modernização de mais quatro escolas, beneficiando 1.452 alunos das regiões leste, sudoeste e norte. As obras são realizadas nas unidades Emef Antonia Marques Dahmen (Parque Tiradentes) – 459 alunos, Emeief Dona Manoela Lacerda de Vergueiro (Jardim Belvedere) – 248 alunos, Emeief Francisco Salles Nogueira (Jardim São João) – 264 alunos e Emeief Nelson Bovo Neto (Jardim Alvorada) – 481 alunos.

Os serviços incluem reparos gerais na estrutura, como pintura, reforma nos telhados, melhorias em azulejos e pisos, troca de portas, reparos em armários e reforma em cobertura externas, além de reforma nos alambrados.

A reforma mais detalhada é realizada na Emeief Dona Manoela Lacerda de Vergueiro. A unidade que atende atualmente 248 alunos, ganhará a instalação de uma rampa de acessibilidade, adequações nos vestiários, novos sanitários, novas telhas metálicas no pátio e reconstrução da cozinha.

Outra escola que recebe total remodelação é a Emef Antonia Marques Dahmen. Na unidade está sendo construído um muro de dois metros de altura em substituição ao antigo alambrado que separava a escola da Praça Geraldo Dahmen. Além do muro, será construído também um alambrado de aproximadamente 3,5 metros. A medida visa garantir mais segurança aos alunos e funcionários da unidade.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a previsão é que as obras sejam finalizadas até o final do mês de maio.

Com isso, a administração até o término do primeiro semestre deste ano chegará a marca de 13 escolas modernizadas desde 2013.

 

Nove escolas foram totalmente modernizadas e ampliadas
Confira o que foi feito em cada uma delas:

 

Emei Glaucia Maria, no Narciso Gomes: Ampliação da escola com a construção de três novas salas de atividades, novos solários e um centro administrativo, que incluíram salas para secretaria, coordenadoria e diretoria. As melhorias envolveram ainda reforma e adaptação dos banheiros, além de implantação de rampas de acessibilidade, pintura completa do prédio e manutenção no sistema hidráulico e elétrico – Obra inaugurada em 12 de abril de 2013.
Emef Morro Grande, no bairro Morro Grande: Reforma estrutural com melhorias no telhado, sistema hidráulico e elétrico, construção de um minicampo no terreno atrás do prédio – Obra inaugurada em 21 de fevereiro de 2014.
Emeief “Maria de Lourdes Matar”, no Jardim Copacabana: Reforma completa, por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal Newton Lima. A reforma envolveu a troca do telhado, reforma dos banheiros e construção de uma rampa de acesso para atender alunos com necessidades especiais. A reforma possibilitou ainda a ampliação do número de vagas oferecidas na escola, já que houve a reestruturação das salas de aulas, que até então, uma delas era dividida por duas turmas diferentes. A unidade ganhou ainda biblioteca e sala de informática – Obra inaugurada em 8 de março de 2014
Emeief Dona Rosa Padula Zurita, na região central – Reforma completa, incluindo reparos em telhado, forro, sistema elétrico e hidráulico e sistema de combate a incêndio. A escola recebeu ainda uma ampliação de aproximadamente 240m², com a construção de mais quatro salas de aula – Obra inaugurada em 4 de junho de 2014
Emeief Antonio Severino, no Parque Santa Cândida – Ampliação com a construção de sala de informática, com capacidade para atender 36 alunos, sala multiuso, casa de bonecas, almoxarifado, além de pintura e instalação de novos brinquedos – Obra inaugurada em 15 de julho de 2014
Emei Nona Catharina, no José Ometto 1 – Reforma completa no telhado, forro, sistema elétrico e hidráulico e sistema de combate a incêndio, além das substituição das janelas e otimização do layout interno, com ampliação e divisão das salas e instalação de sistema de aquecimento solar – Obra inaugurada em 18 de julho de 2014.
Emeief Profª Lídia Maria Buzon Curtulo, no Parque Industrial – reforma e ampliação com a construção de uma sala de informática, com capacidade para atender 32 alunos, novas salas de aula e multiuso, biblioteca, dois novos sanitários e novos brinquedos no playground. Além disso, um banheiro foi reestruturado e adaptado para atender pessoas com necessidades especiais – Obra inaugurada em 24 de julho de 2014
Emeief José Dante Rodini, no Jardim Fátima – ampliação com a construção de novos espaços para aulas de informática, biblioteca, coordenadoria e ensino integral, sendo ao todo 104 alunos em tempo integral na escola – Obra inaugurada em 30 de julho de 2014
Emef Clotilde Russo, no Jardim Cândida – construção de duas salas, uma para a implantação do laboratório de informática e outra para reforço escolar, além da revisão de telhados, sistema hidráulicos e elétricos – Obra que será inaugurada na próxima quinta-feira (21)

Horácio Busolin Júnior – Secom