A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/05/2015 às 12:43
Pré-conferências de Saúde acontecem nesta semana nas regiões sudeste e oeste
Nesta terça-feira (19), reunião acontece com moradores do bairro Bosque de Versalles; serão realizadas ao todo 11 pré-conferências em todas as regiões da cidade

As pré-conferências municipais de Saúde acontecem nesta semana nas regiões sudeste e oeste da cidade. Os encontros são preparatórios para a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada entre os dias 19 e 20 de junho na Câmara Municipal.

Nesta terça-feira (19), o encontro está marcado com moradores do bairro Bosque de Versalles. A reunião acontece às 19h, na Associação de Moradores do Bosque de Versalles, na região sudeste. Já na quinta-feira (21), o encontro será realizado na Emef Profª. Clotilde Russo, no Jardim Cândida, na região oeste.

O objetivo das pré-conferências é mostrar à população nessas reuniões como é e como funcionam a estrutura e os serviços de saúde locais, para que ocorram debates sobre as necessidades do município nessa área e sejam levados os principais tópicos à Conferência em junho.

As propostas aprovadas na Conferência embasarão as políticas públicas de saúde no município, a exemplo do que ocorreu com a edição anterior do evento. A 4a Conferência Municipal de Saúde, de 2011, aprovou 65 propostas para saúde do município, dessas, a grande maioria estão inseridas no Plano Municipal de Saúde (2014-2017) e muitas já foram realizadas.

Alguns exemplos: reforma do PSF Enio Vitalli; Informatização das unidades de saúde do município, para que se tenha controle de estoque dos medicamentos, evitando desperdício; democratização do Conselho Municipal de Saúde; concurso público para auxiliar de farmácia e farmacêutico para as unidades de saúde do município, Treinamento e capacitação para equipe do Samu no que diz respeito ao acolhimento; que as audiências públicas da saúde aconteçam sempre no período noturno e durante a semana, com maior divulgação e propaganda; além da Implantação do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas e implantação das Residências Terapêuticas, aprovadas na Conferência de Saúde Mental.

O Caps AD Arceu Scanavini, inclusive, será inaugurado no próximo dia 3 de junho, na avenida Washington Luis, no antigo prédio onde já funcionaram escolas municipais para portadores de deficiência auditiva e visual. O prédio foi totalmente remodelado e contará com equipe multidisciplinar para acolhimento e tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.

 

Participação popular
A primeira pré-conferência, realizada na última terça-feira (12) na Emef Professora Adalgisa Perim Balestro Franzini, Parque Tiradentes, contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre moradores da região e estudantes.

 

Os participantes contribuíram com inúmeras sugestões para qualificação dos serviços de saúde prestados pelo Poder Público. Dentre as propostas destacam-se: a contratação de médico e dentista para as unidades de saúde; a divulgação dos canais de reclamação para os usuários do SUS, em todas as unidades de saúde do município; colocação de caixa de sugestão para manifestação dos usuários do SUS, relacionadas ao atendimento na unidade; abertura dos postos de saúde, no mínimo meia hora antes do início do expediente, quando for dia de coleta de sangue; criar mecanismos de fiscalização ao cumprimento do horário de abertura e fechamento das unidades de saúde.

Já na quinta-feira (14), cidadãos reuniram-se na Emef Professora Tereza Coletti Ometto, Jardim Nossa Senhora Aparecida, para debater as principais demandas e sugestões de melhorias para a saúde nos bairros da região norte. Entre as propostas apresentadas por cerca de 25 participantes estão: compra de novos equipamentos para otimizar a realização de exames médicos nas unidades de saúde da região norte; regularização da entrega de medicamentos de alto custo pela Secretaria de Estado da Saúde e mais divulgação das ações da Secretaria de Saúde.

Os encontros contaram com a participação da secretária de Saúde Vandersi Bressan Pavan e sua equipe e do vereador Breno Zanoni Cortella.

Delegados
Importante também é ressaltar que durante a 5ª Conferência de Saúde serão eleitos delegadas e delegados que participarão da etapa regional em Rio Claro nos dias 1, 2 de julho. Serão 20 delegados e delegadas de Araras que poderão participar da Conferência Regional com direito a voz e voto nas propostas apresentadas. Também serão eleitos desses 20 delegados e delegadas, 8 que participarão da Conferência Estadual de Saúde em SP nos dias 29,30 e 31 de julho.

De acordo com o Regimento Interno da Conferência Nacional de Saúde, no mínimo 50% da delegação deve ser composta por mulheres. E acontecerá em Brasília nos dias 1,2,3 e 4 de dezembro de 2015 a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Convocada através de decreto nacional as conferências municipais poderão ser realizadas no período de 9 de abril a 15 de julho, as Estaduais entre 16 de julho a 30 de setembro.

Confira o cronograma das pré-conferências de saúde:

Como etapa preparatória para a 5ª Conferencia Municipal acontecerão 11 pré- conferências, que abrangerão todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural, sempre 19h:

Zona urbana:
19 de maio – Associação de Moradores do Bosque de Versalles – região sudeste
21 de maio – Emef Profa. Clotilde Russo, no Jardim Cândida – região oeste

Zona Rural:
26 de maio – Salão de festas da Capela de São Sebastião – Elihu Root
28 de maio – Salão de festas da Capela de São José – Cascata
01 de junho – Centro Comunitário Assentamento Araras III – Horto Loreto
02 de junho – Salão de Festas Capela Nossa Sra. Aparecida – Caio Prado
09 de junho – Emef Morro Grande – Morro Grande
10 de junho – Salão de festas da Capela de São Bento – São Bento
11 de junho - Salão de festas Capela de São José – Marimbondo

Secom