Com a inauguração da nova Emei Dra. Zilda Arns Neumann, na última quinta-feira (14), 240 novas vagas são ofertadas em período integral às crianças moradoras da região sudeste. Além do Jardim Tangará, mais oito bairros serão atendidos: Jardim das Nações I e II, Jardim Ouro Verde, Dom Bosco, Olívia Park, Villa Lobos, Terras de Santa Olívia, Portal do Lago e Jardim Paulista.
Esta também é a 5ª creche construída pela administração atual em quatro anos. A construção da unidade atendeu também a uma antiga demanda da população da região indicada em reuniões do Orçamento Participativo.
A atual administração já entregou desde 2011, outras quatro unidades: Emei Luiz Henrique Borelli (240 vagas), no Jardim Morumbi; Emei Leny de Oliveira Zurita (240 vagas), na Vila Dona Rosa; Emei Professor Paulo Rolando Lordello (240), no Jardim Itamaraty e a Emei Luciana Daltro (240 vagas) no Jardim Alto da Colina. Só com novas creches foram geradas 1.200 vagas no município nos últimos anos.
A obra faz parte do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e recebeu investimentos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
O projeto da unidade é idêntico ao da Emei Professor Paulo Roland Lordello, que fica no Jardim Itamaraty e foi entregue pela Prefeitura em 2012.
A escola conta com equipamentos e mobiliários modernos que contaram com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal. O prédio possui 1.000 m² de área construída e conta com salas de aula, informática e leitura, além de sanitários, fraldários, lactário, pátio coberto, playground e refeitório.
Mais futuro
Em sua fala durante a inauguração, o prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou que a filosofia da administração é garantir melhores condições de vida para quem mais precisa. “Com esta creche estamos semeando o futuro das crianças dessa região para terem melhores oportunidades. Peço às diretoras e professoras para que preparem muito bem esse alunos, pois o leque de opções de ensino é vasto que conta atualmente com mais 48 cursos técnicos e superiores. Ainda em breve, Araras irá se tornar um polo de educação regional com a implantação da Faculdade de Medicina, do Instituto Federal, do novo Senai e da Fatec”, destacou Brambilla.
A secretária de Educação Elizabeth Cilindri falou da preocupação do prefeito Brambilla na construção de novas unidades de ensino. “O prefeito não está medindo esforços para construir mais unidades de ensino. A unidade ficou muito bem equipada e conta recursos pedagógicos modernos e mobiliários comprados com investimentos da Prefeitura e do Governo Federal que muito nos ajudou para que essa obra fosse concretizada”, disse a secretária.
Destacando os avanços no oferecimento de vagas em creches obtidos pela Prefeitura, o vereador Breno Zanoni Cortella falou em nome da Câmara Municipal. “Conversei com uma antiga conselheira tutelar e ela me dizia das dificuldades enfrentadas pelo Conselho, pois o número de crianças sem creche era muito alto, isso há mais de sete anos. No entanto, na administração do prefeito Brambilla esse número tem caído e inúmeras mães estão tendo seu direito garantido podem ir trabalhar e deixar seus filhos em um local seguro”, ressaltou Breno.
Aumento de 311,5% no número de vagas em creches
A Prefeitura de Araras aumentou em 311,5% o número de vagas em creches na cidade nos últimos seis anos. Em 2009, havia 816 vagas disponíveis. Já em 2015, são 3.358 vagas, contando com as 240 criadas com a entrega da Emei Dra. Zilda Arns Neumann, na última quinta-feira (14). Esta semana a unidade começou a receber as primeiras crianças. A rede municipal de creches praticamente dobrou de tamanho no período: eram seis em 2009 e hoje são 11.
Desde 2009 a administração municipal vem intensificando as políticas públicas para assegurar vagas em creches, para crianças de zero a cinco anos, questão que chegou a ter anterior intervenção do Ministério Público local.
Na época em que o prefeito Nelson Dimas Brambilla assumiu a Prefeitura, ainda como interino, o município não tinha condições de construir novas unidades de ensino infantil com a agilidade necessária para atender à demanda reprimida. As filas de espera chegavam a ter até 50%, 60% a mais do que o número de crianças atendidas nas creches então existentes.
Foi aí que entrou em cena o programa Pró-Creche, pelo qual a Prefeitura paga para unidades particulares atenderem as crianças que não encontram vaga na rede pública municipal. Hoje o Pró-Creche disponibiliza 1.342 vagas, mas a intenção de Brambilla, em médio prazo, é que elas sejam ofertadas nas unidades municipais, especialmente, as novas creches que vem sendo entregues e as que estão sendo iniciadas.
Hoje são oito escolas particulares parceiras, desempenhando um papel decisivo no atendimento da demanda. A Prefeitura investe cerca de R$ 280 mil ao mês para custear o atendimento das crianças nas instituições privadas.
De acordo com a secretaria de Educação, as listas de espera para vagas em creche que já chegaram a ter mais de mil criança, hoje tem cerca de 150.
A inauguração da nova creche facilitou a vida da auxiliar de limpeza Thatiana França de Freitas Lima, mãe de Vitor Gabriel de Freitas Barbosa, 3 anos. “A creche ficou muito bonita. Moro no Olívia Park, muito perto da unidade, e agora não vou precisar mais levar meu filho de carro para Emeief Dante Rodini, escola onde ele estava matriculado. Antes revezava com meu marido para levar o Vitor para creche e às vezes corria o risco de perder hora do trabalho”, disse Thatiana.
Homenagem à Zilda Arns
A homenageada com o nome da creche é a fundadora da Pastoral da Criança, a médica sanitarista Zilda Arns Neumann. Nascida em 1934 na cidade catarinense de Forquilhinha, ela trabalhou como pediatra e depois como gestora de diversas instituições de saúde, públicas e privadas. Implantou, a convite do cientista Albert Sabin, o método que resultou na política pública nacional de vacinação contra a poliomielite. Fundou a Pastoral da Criança nos anos 1980.
Com o soro caseiro para combate à diarreia e desidratação, e a multimistura para o combate à desnutrição infantil, a doutora Zilda ajudou a salvar centenas de milhares de vidas, com apoio de um exército de voluntárias.
A filosofia da Pastoral da Criança rompeu fronteiras e foi implementada em diversos países do mundo. Dra. Zilda foi indicada, pessoalmente ou através da Pastoral, por várias vezes, para receber o Prêmio Nobel da Paz.
Quis o destino que a médica sanitarista polivalente e exemplo de solidariedade e amor ao próximo estivesse no Haiti, um dos países mais pobres do mundo, no trágico dia 12 de janeiro de 2010, quando um forte terremoto sacudiu o país. Dra. Zilda morreu atingida pelo teto de um dos inúmeros precários prédios que vieram abaixo com o cismo.
Sua morte, apesar de deixar uma imensa lacuna, típica dos que escrevem uma trajetória de tamanha envergadura, não impediu que seu legado fosse levado adiante, e a Pastoral da Criança segue firme e forte salvando vidas no Brasil e no mundo.
O Projeto de Lei que propôs a denominação da nova creche com o nome da doutora Zilda Arns é de autoria do prefeito Brambilla. “A Zilda Arns com pouca coisa conseguiu um feito histórico: diminuir a mortalidade infantil no Brasil, na América Latina e na África. Ela teve um papel importante no cuidado com crianças. Era uma batalhadora que morreu em campo de batalha ajudando os mais pobres e necessitados”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Governo e Relações Institucionais Eduardo de Moraes, quando vereador solicitou ao prefeito que fizesse a homenagem. “Quando a Zilda Arns faleceu em 2010, membros da Pastoral da Criança haviam me pedido que nomeássemos uma creche com o nome dela. Estamos realizando o sonho dela, que gostava de ver as crianças sendo bem cuidadas e sadias”, afirmou o secretário.
O pároco e reitor da Basílica Menor Nossa Senhora do Patrocínio Carlos Alberto da Rocha agradeceu a administração por homenagear Zilda Arns. “Que nome da escola não fique só na placa de inauguração, mas sim dentro de nossos corações”, destacou o reitor que representou o bispo diocesano de Limeira Dom Vilson Dias de Oliveira.
Maria Mesquita, que é coordenadora de Núcleo da Pastoral da Criança de Limeira, Piracicaba e São Carlos, ficou orgulhosa pela atitude da Prefeitura em homenagear Zilda Arns. “Com coisas simples, ela conseguia salvar vidas, ensinando as pessoas a dar o soro. Com atitudes assim, conseguiu transformar a sociedade”, destacou a coordenadora.
Grupos da Pastoral da Criança também prestigiaram a homenagem. Participaram os grupos das paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus (Comunidades Divino do Espírito Santo e Santo Expedito), Nossa Senhora Aparecida (Comunidade Santa Luzia), São Benedito, São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Fátima, além da comunidade Santo Antônio da Basílica Menor Nossa Senhora do Patrocínio.
Além disso, participaram do evento, a primeira-dama Elaine Brambilla, a diretora da Emei Dra. Zilda Arns Márcia Cristina Pinto Corte, os vereadores Marcelo de Oliveira, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), Mário Corrochel Neto (Bonezinho), a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Limeira Teresa Cristina Almeida.
Horácio Busolin Júnior - Secom