Capacitar professores e orientadores de escolas municipais sobre os conceitos básicos de educação ambiental e sustentabilidade. Este foi o objetivo do projeto Elektro na Escolas que aconteceu na última quinta-feira (14), no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), localizado no Centro de Educação e Formação Continuada Dirçon Kammer.
O encontro reuniu 80 professores das 16 escolas municipais de Araras e visou à disseminação de informações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica junto à comunidade escolar, com a finalidade de diminuir o desperdício nas escolas e residências.
Na ocasião houve um embasamento teórico e prático para os professores repassarem aos alunos sobre a eficientização energética. Além disso, a Elektro entregou a cada escola participante um kit com materiais lúdicos e adequados ao treinamento das crianças.
Para o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, que estava presente no evento, este trabalho da Elektro em parceria com a Prefeitura é um engajamento focado no desenvolvimento sustentável importantíssimo nas escolas.
“Projetos como este que auxiliam na construção de uma sociedade mais justa e que reúnem, de fato, aspectos sociais, ambientais e econômicos são de total importância na vida dos estudantes como cidadãos. Além de relatar de modo transparente as ações de responsabilidade social, é um comprometimento em caráter voluntário”, ressaltou.
Já para o coordenador da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal), Junior Salviatto, o projeto Elektro Nas Escolas foi um sucesso, pois, além de conscientizar os alunos sobre o uso racional da energia elétrica, proporcionou uma experiência presencial e interativa dos educadores e alunos.
“A ideia foi fazer com que os professores estimulassem os alunos para que economizem energia, de modo que, a criança, seja uma ponte entre a família e a escola na conscientização sobre o uso racional da energia e a preservação do meio ambiente” disse ele.
Em 2014, ações de eficiência energética implementadas pela Ugem (Unidade de Gestão Municipal) levaram as próprias escolas municipais a reduzirem o consumo anual de energia em torno de 38.337 kWh. Segundo dados da Ugem, a economia anual para os cofres públicos com medidas de uso consciente de energia foi de aproximadamente R$ 21.740,91.
Participaram também da atividade, o especialista institucional da Concessionária Elektro, Eduardo Zornoff, a secretária de Educação Elizabeth Cilindri e os demais professores da rede municipal de ensino.
Colaborou Ramon Rossi
Secom/PMA