No feriado de 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, os ararenses terão uma opção cultural diferenciada e gratuita: a Festa do Trabalhador. Realizado pelo Prefeitura de Araras, o evento acontece em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger, das 14h30 às 20h.
Repleta de atrações musicais, a programação contará com a participação de artistas locais e apresentação especial de Zumba e Body Attack.
“Esta é uma maneira de homenagearmos os trabalhadores e lembrarmos as lutas que já aconteceram e ainda acontecem por melhores condições de trabalho. No evento, priorizamos artistas da cidade e oferecemos uma programação bem diversificada para agradar as famílias”, disse José Gonçalves Filho (Paraíba), coordenador do CAM Guerino Bertolini e um dos organizadores da Festa do Trabalhador.
A comissão organizadora é formada também pela primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade), Elaine Brambilla, e por Eustáquio Alves Cardoso, coordenador do CEU José Olavo Paganotti.
Para as crianças, haverá brinquedos infláveis e distribuição gratuita de guloseimas como pipoca e algodão doce. A ação será coordenada por voluntárias e conselheiras do Fuss.
“O Fundo Social se mobiliza muito para a festa ser realizada, pensando em oferecer o melhor à população. Colhemos doações de produtos para distribuirmos as guloseimas e contamos também com empresas parceiras, que contribuíram com a doação de brindes para sorteio no intervalo dos shows”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fuss, Elaine Brambilla.
Ainda durante a Festa, serão realizadas duas mobilizações sociais. Integrantes do Fuss estarão no local recebendo doações de peças para a Campanha do Agasalho e uma caixa de arrecadações será disponibilizada no espaço para que os cidadãos depositem as peças. A ação também terá o apoio de atiradores do Tiro de Guerra de Araras.
“Faremos também uma panfletagem para incentivar ainda mais a participação da população nesta iniciativa. A campanha segue até 31 de maio e, com a chegada do frio, pedimos a todos que aqueçam o inverno daqueles que mais precisam, aderindo a esta causa”, completou a primeira-dama.
O Saema também estará presente no local para reforçar junto à população a importância do uso racional da água. Haverá também distribuição de panfletos da campanha Use e Não Abuse – Nosso Grande Desafio. A mobilização visa sensibilizar a população para economizar 7 milhões de litros de água por dia e fazer com que a cidade consuma 25 milhões de litros diários, dentro do esquema de racionamento de água que vigora no município – 24h x 24h.
A Festa do Trabalhador é organizada pela administração municipal, com apoio das Secretarias Municipais de Comunicação Social e Institucional; Ação Cultural e Cidadania; Educação; Ação e Inclusão Social; Segurança Pública e Defesa Civil; Saúde, Departamento de Meio Ambiente, Saema, comissão organizadora de funcionários públicos, e parceria com o Tiro de Guerra.
Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil e em vários países do mundo em 1º de maio, faz referência à greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA), em 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias.
A chegada dos imigrantes europeus ao Brasil trouxe ideias sobre princípios organizacionais e leis trabalhistas já implantadas da Europa. Os operários brasileiros começaram a se organizar. Em 1917, aconteceu a Greve Geral que parou a indústria e o comércio brasileiros. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado nacional pelo presidente Artur Bernardes.
O dia passou a ser comemorado no Governo Vargas, que escolheu a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, transformando-a em “Dia do Trabalhador”. Desta forma, o dia não mais era caracterizado apenas por protestos, e sim comemorado com desfiles e festas populares, como é até hoje.
Programação da Festa do Trabalhador
Dia 1º de maio – Sexta-feira
14h - Abertura
14h30 - Projeto Vila Cidadã
15h - Coletivo MC's
15h30 - Apresentação de Catira e Roda de Viola
Associação Cultural Raízes de Araras
16h30 - Show Ricardo e Felipe
17h - Zumba e BodyAttack
17h30 - Roda de Capoeira |Mestre Wla
18h - Show Banda Regresso
19h - Bloco Afro Omó Obá Kossun
20h Show - Clóvis Show Man | Banda Bandagem
Horácio Busolin Júnior /Secom