A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 30/03/2015 às 16:13
Encenação da Paixão de Cristo terá três palcos e cenários temáticos
Serão realizadas três sessões gratuitas às 20h30, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto

A 1ª Encenação da Paixão de Cristo, organizada pela Prefeitura de Araras, terá estrutura de ponta com cenografia temática e figurinos que irão levar o espectador de volta à época de Jesus.

A encenação será realizada nos dias 2, 4 e 5 de abril, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, às 20h30. A entrada é gratuita e o evento, aberto à população.

Serão montados na arena do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto três palcos diferentes com iluminação cênica, telão de alta definição para projetos de filmes e som de última geração.

Cada palco terá um cenário diferente. No palco central, o cenário vai simbolizar o Templo de Jerusalém. O palco terá 12m de largura e 10m de profundidade, e contará com colunas que chegarão a 5 metros.

Já o palco à esquerda vai remontar simbolicamente o Templo de Herodes. O cenário irá ocupar toda a dimensão do palco de 6m de largura por 9m de profundidade. Colunas de mais de cinco metros serão dispostas junto a tecidos e adornos de paisagismo.

O terceiro palco, que será montado à direita do principal, será uma alusão ao Calvário, local onde Jesus foi crucificado. A cenografia foi idealizada e confeccionada pelo artista plástico Dú Castro.

O secretário de Ação Cultural e Cidadania Marcelo Daniel (Mussa) destacou que a produção do espetáculo envolveu a participação de especialistas em cenário, artes plásticas e dramatização.

“Toda a estrutura e a equipe técnica escalada são de altíssima qualidade. Primamos também por incentivar os alunos que participam da Escola Municipal de Teatro para que passem pela experiência de atuar pela primeira vez em uma peça desse porte”, afirmou Mussa.

Ele ainda acrescentou o valor cultural da encenação. “A Paixão de Cristo tem sido expressa pela cultura brasileira e, desde o século passado, passo a ser colocada como uma representação tradicional da cultura popular assim, como a Festa do Divino, Folia de Reis, Lavagem da Escadaria do Bonfim, Mamulengo, Catira, entre outras. Essas impressões não são minhas, e sim do estudioso, teórico e crítico de arte Câmara Cascudo, em seu Dicionário da Cultura Popular Brasileira e Folclore”, explica.

Participações especiais

A encenação da Paixão de Cristo contará ainda com a participação de 20 cavaleiros do Clube dos Cavaleiros de Araras e da Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, que fará trilha sonora ao vivo durante o espetáculo.

Além disso, a encenação terá como convidados especiais o cantor lírico Adriano Fiori e cantora Aniela Rovani.

O espetáculo terá 2 horas de duração e irá remontar a vida de Cristo desde o seu nascimento, passando pela idade adulta e sua peregrinação pela Palestina com a escolha dos 12 apóstolos até seus últimos dias de vida na Terra em um cenário que irá remeter a Jerusalém da época de Cristo.

A peça irá contar com mais de 100 atores, incluindo alunos da Escola Municipal de Teatro.

O espetáculo é dirigido por Marcelo Daniel (Mussa), que tem como assistentes de direção Flávio Rodrigo Orzari, Gustavo Lussari, Leonardo Thim e Luiz Ângelo Pizônia. Já a direção musical fica por conta de Graziela Zorzenon e do maestro Marco Antonio Melinski. A coordenação do cenário ficará a cargo de Ana Massoni e a cenografia pelo artista plástico Du Castro. Os números coreográficos serão coordenados pela dançarina Deh Vian.

 

Horácio Busolin Júnior / Secom