A Orquestra de Sopros Maestro Francisco Paulo Russo fará a trilha sonora ao vivo da 1ª Encenação da Paixão de Cristo, que acontece nos dias 2, 4 e 5 de abril, às 20h30, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto.
Organizado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania, o evento tem entrada franca e é aberto a toda população da cidade e região.
A Orquestra, antiga Corporação Musical Maestro Francisco Paulo Russo, será composta por 40 músicos, formando quatro naipes de instrumentos: percussão, metais, madeiras e cordas. A batuta ficará por conta do maestro Marco Melinski e a coordenação musical é de Graziela Zorzenon.
De acordo com o maestro, a intenção foi elaborar uma trilha sonora casada às cenas da peça. “Antes de elaborar a trilha, lemos o roteiro e assistimos ao ensaio para encaixarmos as músicas conforme a intenção das cenas, se eram de drama ou de ação. Também usaremos como referência trechos da trilha sonora do filme Jesus Cristo Superstar, do compositor Andrew Lloyd Webber”, explicou Melinski.
A peça contará com trechos de músicas eruditas e também de compositores contemporâneos mundialmente aclamados pela crítica, como o americano James Swearingen, o alemão Carl Wittrock, entre outros.
Elenco e estrutura de ponta
O espetáculo terá cerca de 2 horas de duração e mostra a vida de Cristo, desde o nascimento, passando pela idade adulta e peregrinação pela Palestina com a escolha dos 12 apóstolos, entre outras passagens da Bíblia, até seus últimos dias de vida, em um cenário que irá remeter à Jerusalém da época.
A encenação vai reunir mais de 100 integrantes, entre atores e figurantes de grupos de teatro da cidade e também da Escola Municipal de Teatro, além de músicos e artistas plásticos. O evento terá também a participação de integrantes do Clube dos Cavaleiros de Araras, do cantor lírico Adriano Fiori e da cantora Aniela Rovani.
“Este é um espetáculo que ultrapassa as crenças religiosas; é a história mais conhecida da humanidade. Estamos realizando um trabalho intenso de formação teatral na Escola Municipal e nossos alunos estão no elenco desta encenação, para colocar em prática o que aprendem nas aulas”, disse o secretário Marcelo Daniel (Mussa).
Os ensaios realizados desde fevereiro serão intensificados nos próximos dias. Além disso, uma estrutura de ponta será disponibilizada ao público, envolvendo três palcos, iluminação cênica, telão de alta definição para projeção de filmes, cenário rico em detalhes, figurinos e show pirotécnico de luzes, sem rajadas de tiros para diminuição de ruídos.
O espetáculo é dirigido por Marcelo Daniel (Mussa), que tem como assistentes de direção Flávio Rodrigo Orzari, Gustavo Lussari, Leonardo Thim e Luiz Ângelo Pizônia. Já a direção musical fica por conta de Graziela Zorzenon e do maestro Marco Antonio Melinski. A coordenação do cenário ficará a cargo de Ana Massoni e a cenografia pelo artista plástico Du Castro. Os números coreográficos serão coordenados pela dançarina Deh Vian.
Horácio Busolin Júnior / Secom