Integrando a programação da Semana do Município/Semana da Água, realizadas por meio da Prefeitura em parceria com o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente), a ativação do Economizômetro aconteceu na Praça Barão de Araras, na noite de domingo (22) e, contou ainda, com show da Banda CO2 Zero. A iniciativa ocorreu bem no Dia Mundial da Água.
Na forma de placar digital, emoldurado pela logomarca e mensagem da campanha Água – Use, Não Abuse, o Economizômetro foi instalado ao lado da Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, e mostra, todos os dias, o volume de água tratada pelo Saema para abastecer a cidade, a economia, ou o déficit em relação à meta. O placar digital foi ativado logo depois do final da missa na Basílica, demonstrando o consumo do sábado – 34,8 milhões de litros.
Hoje, com racionamento 12h por 36h, o volume de água tratada diariamente para suprir a cidade tem ficado em torno de 32 milhões de litros e a campanha Água – Use, Não Abuse, visa reduzir esse volume em 7 milhões de litros ao dia. Ou seja, 25 milhões de litros diários, quantidade que o Saema retira do rio Mogi Guaçu já com a ampliação da captação, efetivada agora em março. Dessa forma, as represas locais poderão ser poupadas para recuperarem seus volumes e ajudar a suprir a cidade durante a estiagem prevista para durar de abril a setembro ou outubro.
“É muito bacana a iniciativa da Prefeitura de Araras, pois estão mostrando cada vez mais a preocupação com a nossa água. Agora, quem sabe com os números no placar do Economizômetro, a população se conscientize que não se deve utilizar água de forma incorreta”, disse o mecânico, Rodrigo Nascimento, (17).
Música e pedaladas
Durante o evento, a Banda CO2 Zero uniu diversão a um modelo sustentável de gerar energia elétrica. As apresentações foram interativas e o público participou pedalando bicicletas ergométricas que funcionaram como geradores alimentando instrumentos e garantindo o show.
O repertório da CO2 Zero é formado por canções bem humoradas, como Pinga, Pinga (Feche a Torneira), Minha Bike é Vermelha, Coleta Seletiva, Mundo das Sacolas, Banho, etc...todas falando com muita irreverência sobre uma conduta responsável em relação ao meio ambiente. Algumas músicas são paródias irreverentes de sucessos como o caso de Bike Vermelha (Minha Bike é vermelha, não uso carro nem pra trabalhar...), referência ao sucesso O Bom, de Eduardo Araújo (Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear...)
Pedalando e, literalmente, suando as camisas, estavam Luci Ramos e Euflozino Rempe, um casal de aposentados que se disse encantado com a forma inovadora da Banda em gerar a própria energia e com as músicas, que transmitiram mensagens de uso consciente de água, energia elétrica, entre outros recursos.
“Foi muito gratificante participar do show pedalando e suando a camisa. Além de ser uma forma saudável de ajudar, pudemos contribuir com o meio ambiente. A vida é um processo de aprendizagem constante, seja na infância, na idade adulta ou até mesmo na velhice. Ficamos encantados!”, disseram eles.
Frente à apresentação do evento estava o radialista da Rádio Fraternidade FM - Ivan Carlos que também vestiu a camisa da Campanha Água: Use, não Abuse. “Cuidar bem da água e usá-la como sabedoria é uma necessidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Afinal, este insumo tão precioso está cada vez mais escasso. Como ararense fiel, vesti sim a camisa e faço parte deste time”, finalizou ele.
Para o presidente do Saema, Felipe Beloto, todas as ações da campanha Água – Use, Não Abuse, são válidas no esforço de mudar uma cultura muito arraigada entre a população da região Sudeste do Brasil, que não estava acostumada a economizar água. “Como a gente sempre tem dito, nós temos uma cultura de abundância de água e até de desperdício. Por isso é preciso insistir, inovar, criar novas formas de conscientizar as pessoas. Não é um processo fácil, mas é absolutamente necessário para que tenhamos água para este ano e para as futuras gerações”, concluiu.
Secom/PMA
Com a colaboração de Ramon Rossi