O Senai é uma das escolas técnicas que vai participar da 1ª Feira do Estudante – Araras, Cidade Educadora, que acontece entre os dias 25 e 27 de março, das 8h30 às 22h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. O evento tem entrada franca e é aberto à população.
A diretoria da escola confirmou também durante o evento a palestra motivacional “Senai – Presente na Vida da Gente”, que será ministrada pelos ex-alunos e atualmente professores da unidade do José Ometto, João Fernando Nabeta Cruz e Shalom Reges Parreira.
A palestra acontece no dia 26 e vai mostrar ao público como o Senai transforma a vida e abre portas para a carreira profissional.
Além disso, os visitantes da Feira poderão conferir a maquete virtual do novo Senai, que está sendo construído no bairro Campinho e será um dos maiores do Estado de São Paulo. O dispositivo estará em exposição no stand da instituição.
Um profissional irá orientar os estudantes sobre o leque de opções oferecidas na linha de serviço de Formação Inicial e Continuada – que inclui 44 cursos voltados principalmente às áreas de metalomecânica, manutenção mecânica, eletroeletrônica, automação, metalurgia, logística, plásticos, segurança e construção civil. Além disso, são oferecidos cursos técnicos de aprendizagem industrial, como eletroeletrônica e metalomecânica.
O Senai de Araras funciona atualmente na Rua Jarbas Leme de Godoy, no José Ometto, mas será transferido para o novo prédio, que está prestes a ser entregue.
A previsão, segundo a direção da escola, é que os alunos já estejam na nova unidade em julho deste ano. “As obras seguem em fase de acabamento com os últimos retoques nas instalações elétricas e hidráulicas, serviços de jardinagem, etc”, informou o Senai.
O novo Senai Ivan Fábio Zurita foi construído em terreno com 33,9 mil m² de área. Desse total, 12,9 mil m² são destinados ao projeto que obedece ao padrão modular do Senai, incluindo dependências térreas. A estrutura conta ainda com oficinas e laboratórios.
A nova unidade vai oferecer cursos de tecnologia nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, caldeiraria, alimento e plásticos. Dentro desses segmentos serão realizados também vários cursos de curta duração para atender principalmente às empresas da cidade.
A obra é realizada pela Construtora Lucktrade Ltda, vencedora do processo licitatório. A doação do terreno foi a contrapartida da Prefeitura para a construção da nova escola. A administração municipal também forneceu serviços de infraestrutura para a construção da unidade, como rede de água potável, de esgoto, luz e energia, guias, sarjetas, galerias pluviais, iluminação pública e asfaltamento das vias públicas de acesso ao local.
Participação de 20 instituições
A 1ª Feira do Estudante vai reunir cerca de 20 instituições de ensino dos níveis técnico ao superior.
O evento é destinado a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, além de estudantes do ensino médio de escolas estaduais, particulares e de ensino técnico e demais pessoas interessadas em iniciar ou retomar os estudos.
O objetivo inicial é oferecer oportunidades para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar sua integração com o mercado de trabalho e as instituições instaladas no município.
No recinto, os alunos irão conferir informações detalhadas, demonstrações sobre estruturas de ensino, recursos pedagógicos, projetos e convênios. Tudo disponível em um só recinto e ainda com nove palestras sobre temas úteis, como orientação vocacional e mercado de trabalho.
Horácio Busolin Júnior /Secom
Com informações do Senai de Araras