A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 12/03/2015 às 11:52
Semana de Saúde Bucal orienta crianças sobre higiene e alimentação
Ações educativas e preventivas acontecem nas unidades de ensino infantil e fundamental até esta sexta-feira (13)

Crianças com sorrisos saudáveis. Este é o propósito da Semana da Saúde Bucal que segue até esta sexta-feira (13) com atividades nas escolas municipais infantil e fundamental. As ações educativas e preventivas são voltadas a crianças de 3 a 6 anos.

Realizada pelas Secretarias de Educação e de Saúde, a iniciativa tem como objetivo principal incentivar a higiene oral dos alunos visando a manutenção da saúde bucal e também orientar os alunos sobre alimentação balanceada, uma vez que a ingestão frequente de alimentos ricos em açúcar está relacionada ao aparecimento de cáries.

As atividades são supervisionadas por dentistas das unidades de ensino e incluem palestras, teatro de fantoches, exibição de filmes, jogos, apresentação de cartazes, entre outras. Também estão sendo ensinadas técnicas de escovação adequadas a esta faixa etária, introduzindo o uso de fio dental como complemento da higiene oral.

“A dentista nos ensinou a cuidar dos dentes, começando por uma alimentação saudável. Trocar os salgadinhos por uma fruta, por exemplo, já é um bom começo. Tivemos gincanas e brincadeiras onde pudemos nos divertir e aprender na mesma hora. Vou levar isso para meus amigos fora da escola e também para minha família”, disse o aluno Henrico Roberto Pereira Ribeiro, 10.

Pais de alunos também podem participar de reuniões, que reforçam a importância da família na continuidade do projeto, incentivando sempre a criança a ter bons hábitos de alimentação e higiene bocal em casa e fora dela.

“A Semana de Saúde Bucal desempenha papel fundamental como aliada dos pais. A criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. Com estas atividades é possível mudar, sim, o comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos”, disse a diretoria da Emeief Lions Clube, Sandra Spatti Cândido.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelos telefones 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde) e 3543-8200 (Secretaria Municipal de Educação).

Secom/PMA
Com a colaboração de Ramon Rossi