A Secretaria Municipal de Saúde iniciou segunda-feira (9) mais uma etapa da campanha nacional de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), vírus que é o principal causador do câncer do colo de útero - o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e o de cólon e reto. A primeira dose da vacina é destinada a meninas de 9 a 11 anos; a segunda, a adolescentes de 11 a 13 anos.
As doses estão disponíveis nas cinco salas de vacinação da rede municipal de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, em horários diferenciados. No Centro de Saúde 2 Dr. João Geraldo Noronha, PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte e PSF Madre Carla Rabolin, a vacinação é realizada das 7h30 às 15h. Já a sala de vacina do PSF Edmundo Ulson funciona das 7h30 às 13h30 e a do PAM Antonio Carlos Fabrício, das 7h30 às 12h30. Além das salas de vacinação, a equipe da vigilância epidemiológica estará em todas as escolas municipais e estaduais aplicando as vacinas.
A segunda deve ser aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos após a primeira dose. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, dos quais dois (16 e 18) são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
HPV
O HPV é um vírus transmitido, por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Por se tratar de um vírus transmitido com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
Na grande maioria, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres produz lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Mais informações sobre a vacina contra o HPV podem ser obtidas no telefone 3543-1522.
Renato Cozza/Secom