O prefeito Nelson Dimas Brambilla anunciou nesta sexta-feira (6) o novo secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade. É o arquiteto Fábio Augusto Franco, que deixa a diretoria da mesma pasta para assumir o cargo deixado – agora em definitivo – pelo também arquiteto Felipe Belotto, nomeado efetivamente pelo prefeito como presidente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente).
O anúncio dos nomes foi feito em coletiva de imprensa e ato de assinatura de convênio sobre educação tecnológica, no Paço Municipal. Participaram secretários, diretores, coordenadores de departamento da Prefeitura e autarquias e ainda os vereadores Marcelo de Oliveira, Eduardo Elias Dias (Du Segurança) e Breno Cortella. A presidente da Câmara, vereadora Magda Celidório, foi representada pelo seu chefe de Gabinete, o jornalista Luis Closs.
Beloto vinha como presidente interino do Saema desde 1º de dezembro e acumulava o Planejamento desde então, com remuneração por apenas um dos cargos, como determina a lei.
A efetivação de Beloto à frente do Saema, segundo o prefeito, só confirma que o ex-secretário tem cumprido seu papel em um dos períodos mais dramáticos da história da autarquia, que aplica desde outubro racionamento de água à cidade, em razão da crise hídrica. “Peço a você, Felipe, que tem demonstrado total dedicação, que de fato concentre todas as atenções e as ações, e não meça mesmo esforços para atender à população”, disse ele.
Quando falou já após o anúncio da efetivação, Beloto fez questão de enfatizar que o termo “interino” não limitou suas ações no Saema. “Assim como o senhor, prefeito, quando foi interino não deixou de ser atuante, nós também não ficamos limitados.Fizemos e estamos fazendo tudo o que é necessário para enfrentar a crise hídrica e tocar o Saema, com uma equipe que é grande e muito dedicada, a qual eu peço mais do que nunca para somarmos e avançarmos cada vez mais”, declarou.
A Franco, Brambilla também reiterou confiança, pois conhece o trabalho do profissional há mais de 10 anos, desde que era vice-prefeito e secretário de Saúde. “O Fábio trabalhou conosco e juntos, com ele projetando e nós na gestão da Saúde, implantamos 14 unidades do PSF (Programa de Saúde da Família)”, relembrou Brambilla. “Peço que você dê o máximo com sua equipe para que o Planejamento continue dando o respaldo que a administração precisa”, afirmou.
Concluir obras que estão paradas – inclusive por problemas com empreiteiras – e agilizar a reforma do prédio que será desocupado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no José Ometto, para abrigar a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), cujo convênio de implantação foi assinado nesta sexta, são algumas das prioridades que o prefeito enfatizou ao novo secretário de Planejamento.
Franco, que já ocupou o mesmo cargo em 2011 e 2012 quando Beloto tornou-se secretário de Governo por alguns meses, se disse otimista com o desafio. “Sabemos que teremos aí um período difícil pela frente, até pelos problemas que se encontram hoje em dia para fazer obras públicas, mas estamos confiantes e com a nossa equipe vamos batalhar para atingir os objetivos”, afirmou.
Obras do PAC macrodrenagem e esgoto
Durante a posse do secretário de Planejamento e do presidente do Saema, tanto o prefeito quanto Franco e Beloto confirmaram aos participantes do evento que as obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), sob responsabilidade dos dois setores e que estão com andamento temporariamente suspenso, serão retomadas em breve.
O PAC da macrodrenagem urbana, que envolveu a construção de piscinões, alargamento da calha dos ribeirões urbanos e implicará na troca de várias pontes na avenida Dona Renata (marginal), teve alteração de projeto aprovada pelo Ministério das Cidades e Caixa Federal. A mudança nos projetos teve por objetivo poupar mais de 300 árvores que hoje existem nas margens do Ribeirão das Furnas.
Com 40% dos trabalhos executados, o trabalho deverá ser retomado ainda em março com intervenções no Ribeirão das Furnas e nas pontes do trecho.
Já em relação ao PAC da modernização do esgoto, o Saema teve autorização para que a obra seja novamente licitada. Em torno de 20% do trabalho foi executado e ainda em março, segundo Beloto, novo certame será iniciado para sequencia do serviço, que visa adequar a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), na zona leste, para tratar os efluentes domésticos possibilitando a devolução de água com até 97% de pureza ao rio Mogi Guaçu – que fornece agora toda a água que abastece Araras.
Secom/PMA