A Prefeitura de Araras e o Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) retomaram as obras de desassoreamento da Represa Hermínio Ometto, localizada no Jardim Sobradinho, após os trabalhos ficarem parados durante uma semana, devido às chuvas.
A ação foi retomada sábado (21) e faz parte do Plano de Metas, conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que a autarquia e a Prefeitura estabeleceram para enfrentar a maior crise hídrica já vivenciada pela região sudeste do Brasil, com sérios reflexos também em Araras.
Na “limpeza” da represa, estão sendo utilizados caminhões basculantes traçados, escavadeira hidráulica e trator de esteira para remoção dos detritos acumulados no fundo da barragem, construída há mais de 30 anos.
Estimativas apontam que atualmente a capacidade de armazenamento da Represa Hermínio Ometto é de 2.410.375.000 litros de água. Com o desassoreamento, a expectativas é que seja recuperado cerca de 20% da capacidade original do reservatório. O contrato determina prazo de quatro meses para a conclusão dos serviços.
Onze empresas participaram do processo de licitação, vencido por duas delas – a Santa Terra para os trabalhos com o caminhão e a escavadeira; e a Pascotte Serviços de Terraplanagem para o serviço a ser feito com o trator.
Reflorestamento
O reflorestamento do entorno das represas de Araras é outra medida emergencial anunciada pela Prefeitura e Saema no Plano de Metas.
Por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), a autarquia firmará parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, que resultará no plantio de árvores nas margens dos reservatórios, como medida crucial para aumentar a produção e a preservação de água.
Os detalhes sobre as articulações estão sendo tratados com proprietários de áreas lindeiras às represas, que já foram convidados para reunião com representantes da autarquia nesta quinta-feira (26), às 9h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.
Ederaldo Poy/Saema