Autoridades de Araras e região se juntaram esta semana para renovar junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo a reivindicação da ampliação do Fórum local e, também, a instalação de ao menos mais uma Vara Cível para a Comarca.
O grupo também reivindicou a elevação da entrância do Fórum local. Atualmente, nossa Justiça em Araras é de entrância intermediária. O pleito é para que seja elevada à entrância final.
Entrâncias são classificações administrativas que dividem a Justiça em São Paulo e que repercutem inclusive nos atrativos para a evolução na carreira dos magistrados.
A comitiva foi recebida no último dia 9, segunda-feira, no TJSP, pelo desembargador José Renato Nalini, presidente do órgão. Formaram o grupo o prefeito de Araras em exercício, Carlos Alberto Jacovetti, o desembargador Henrique Harris Júnior; os juízes Guilherme Salvatto Whitaker (diretor do fórum), Rodrigo Peres Servidone Nagase (1ª Vara Cível) e Rafael Pavan de Moraes Filgueira (Vara Criminal); o promotor de Justiça Marco Antônio Xavier de Freitas; o 1º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Márcio Christino; a diretora de Relações Públicas da APMP, Paula Castanheira Lamenza; o presidente da OAB – Subseção de Araras, Marcos Vinicius Vieira; os deputados estaduais Aldo Demarchi e Estevam Galvão de Oliveira; o diretor da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Araras, José Carlos Martini Junior; o advogado Leandro Eduardo Cerbi.
Também participou da reunião o presidente a Apamagis (Associação Paulista de Magistrado), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto.
Segundo Jacovetti, o presidente do TJSP mostrou-se bastante receptivo e disse ser do interesse do órgão ampliar a estrutura do Judiciário no interior, devido à grande demanda.
“O presidente do TJSP afirmou que um dos pontos necessários para essa ampliação é de que ela ocorra de forma a otimizar os recursos e gerar o menor custo, com o que nós concordamos e estamos prontos a contribuir em tudo o que for possível, dentro da lei, para facilitar essas melhorias que são mais do que necessárias, pelo crescimento da cidade”, disse ele.
Para Jacovetti, de todos os pleitos, o que mais o anima em termos de viabilidade mais ágil seria o da elevação da entrância. “Isso não traria custos e tornaria ainda mais atrativo o serviço em Araras, pois os magistrados já nos dizem que prezam muito a cidade por suas qualidades. A evolução na carreira deles seria favorecida com o nosso Fórum tornando-se de entrância final”, complementa o prefeito em exercício.
Secom/PMA