A Prefeitura de Araras já atendeu mais de 180 ocorrências envolvendo falta de luz em postes localizados na zona urbana e rural da cidade. O número de pontos de iluminação substituídos, no entanto, é ainda maior, uma vez que num mesmo chamado mais de uma lâmpada pode ter sido trocada.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, responsável por coordenar e fiscalizar os serviços.
A manutenção da iluminação pública passou a ser de responsabilidade da Prefeitura de Araras desde o dia 1º de janeiro de 2015. A medida cumpre resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que determina que todos os municípios do país passem a realizar a manutenção da iluminação em vias públicas e praças e espaços públicos.
No final de 2014, a administração municipal abriu licitação para contratação de empresa para realizar os serviços. A vencedora do processo foi a empresa Tecnolumen, que ficou responsável por fornecer materiais e mão de obra para manutenção de braços metálicos, reatores, luminárias e lâmpadas do parque de iluminação pública de Araras.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a empresa realiza, em média, 18 a 20 reparos por dia. Ainda segundo a pasta, a maioria das ocorrências notificadas pela população e atendidas pela empresa refere-se à troca de lâmpadas, substituição de relés fotoelétricos (dispositivos responsáveis pelo acionamento/apagamento automático das lâmpadas) e troca da chave magnética dos postes (dispositivos de comando das luzes e responsáveis pelo acionamento de seis a 10 postes em uma mesma rua).
“A maior parte das ocorrências atendidas se deve a substituição da chave magnética. A forte chuva do dia 1º de janeiro, por exemplo, danificou estes dispositivos que precisaram ser reparados em muitos dos pontos notificados pela população. Isso explica o porquê de uma rua ficar inteira apagada”, explicou o secretário Celso Canassa.
Ele ainda acrescentou que a empresa trabalha atendendo todas as notificações apontadas pela população pelo telefone 156, ou pelos números da Ouvidoria da Prefeitura – 3547- 3076 e 3547- 3077.
“A Elektro deixou a cidade com 53,3% de pontos a serem reparados. A empresa está trabalhando para sanar esses problemas e está nas ruas para realização dos serviços, sempre das 15h às 24h. O objetivo é atender às solicitações e também identificar outros pontos a serem reparados, como lâmpadas que ficam acesas durante o dia, fato que acontece por problemas no relés fotoelétrico”, completou Canassa.
A administração municipal ressalta, no entanto, que o sistema de distribuição de energia continua sendo de responsabilidade da Elektro Eletricidade S/A, concessionária do setor, que segue respondendo por problemas como: apagões, panes pontuais ou não no fornecimento de energia, irregularidades com postes (incluindo danos e quedas ocasionadas por acidentes de trânsito), problemas em transformadores e tudo o que não estiver relacionado com os braços metálicos, reatores, luminárias e lâmpadas.
A diferenciação é de suma importância, avalia a Prefeitura, para que a população acione os canais corretos para solicitar reparos. Para troca de lâmpadas, braços metálicos, luminárias e reatores, o cidadão deverá acionar preferencialmente o telefone 156, ou os números da Ouvidoria da Prefeitura – 3547- 3076 e 3547- 3077.
No ato da ligação, o solicitante deverá fornecer o máximo de informações possível sobre a localização e as características do problema que lhe forem perceptíveis – por exemplo, em frente a qual numeral está o poste com a lâmpada queimada, se há danos também na parte metálica que sustenta a lâmpada, etc... para que a Prefeitura repasse os dados à empresa que procederá os reparos em prazos ágeis estabelecidos em contrato, com as devidas garantias de materiais e serviços.
Problemas na iluminação detectados pela própria Prefeitura, independentemente de solicitações populares, também serão comunicados à Tecnolumen, que procederá os reparos conforme programação.
Onde reclamar
Problemas referentes a braços metálicos, reatores, luminárias e lâmpadas em postes
Prefeitura de Araras
Telefone 156
Ouvidoria 3547-3076 ou 3547-3078
Problemas referentes a apagões, não fornecimento de energia em casa, danos em postes e problemas em transformadores
Elektro
0800 701 0102
Horácio Busolin Júnior /Secom