A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 23/01/2015 às 15:50
Saema realiza obras para aumentar captação de água do Rio Mogi
Ação ainda em caráter experimental faz parte do Plano de Metas apresentado em coletiva na última sexta-feira (16) para enfrentamento da crise hídrica

O Saema (Serviço Municipal de Água, Esgoto e Meio Ambiente) iniciou as obras para captar mais água do Rio Mogi Guaçu.

O serviço, que ainda está em fase de testes, faz parte do Plano de Metas que a Prefeitura e a autarquia apresentaram em coletiva de imprensa na última sexta-feira (16), para enfrentar a crise hídrica e amenizar problemas que a população enfrenta em decorrência do racionamento.

As obras incluem a instalação de uma terceira bomba para somar às outras duas já existentes no sistema que capta a água do leito do rio. E também a mudança de um trecho da tubulação que recebe esta água e a direciona, após passar por uma caixa de depuração inicial, para a rede que se liga à ETA (Estação de Tratamento de Água) do Saema, no Jardim Cândida, na zona urbana. Ao todo, a rede tem 24 km de extensão.

Até então, a tubulação que dividia o fluxo de água e o levava às duas bombas tinha o formato de T e isso, na avaliação de técnicos do Saema, acabava atrapalhando a vazão. Os tubos foram substituídos por uma conexão em forma de Y, o que possibilita que o fluxo entre no ramal com maior fluidez.

Com a instalação da terceira bomba, a previsão é de que, automaticamente, o desempenho do conjunto seja ampliado, visando alcançar a meta anunciada pelo Saema, de elevar a captação de 200 litros por segundo para 340 litros por segundo, volume considerado suficiente para, excepcionalmente, suprir a demanda da cidade durante o racionamento 12h por 36h.

A medida é considerada crucial para resguardar as represas e favorecer, contando com chuvas, a recuperação dos reservatórios.

“Se todo esse esforço der certo conforme nossas expectativas, passaremos para a outra etapa de melhorias de caráter definitivo neste sistema de captação do Mogi, com a intenção de aumentar ainda mais sua eficiência permanentemente”, explica o presidente interino do Saema, Felipe Dezotti Beloto.

Usina São João
Outra ação que teve início no último fim de semana é a ampliação na captação de água de uma das represas da Usina São João.

Desde dezembro, o Saema tem feito a transposição da água da barragem por meio de dutos - já existentes e utilizados pela Usina na safra da cana - até um córrego que passa por uma APP (Área de Preservação Permanente), que fica atrás da empresa Federal Mogul, localizada às margens da Rodovia Anhanguera, e desemboca na Represa Hermínio Ometto (Jardim Sobradinho).

Nos últimos dias, a Usina realizou obras para ampliar o canal de transposição das águas e dobrou a capacidade de captação de 70 litros por segundo para 140 litros por segundo. Para isso, foi instalada uma segunda rede com tubulações de 200 mm, com aproximadamente 6km de extensão, para permitir transposição da água.

A Prefeitura não teve qualquer despesa com a instalação dessa segunda tubulação, firmando com a Usina o compromisso de manter as bombas funcionando, assegurando o combustível necessário.

A empresa vem contribuindo inclusive com funcionários próprios para manter o sistema em funcionamento. Servidores municipais do Saema auxiliam no serviço aos domingos.

Secom/PMA
Com a colaboração de Ramon Rossi