Mais uma importante medida para enfrentamento da crise hídrica foi tomada nesta semana pela Prefeitura e pelo Saema: a abertura de licitação para construção de dois reservatórios tubulares metálicos de 1 milhão de litros, cada um, nas regiões sul e leste. A iniciativa faz parte das ações de médio prazo (6 a 24 meses) do Plano de Metas e Diretrizes para o enfrentamento da crise hídrica em Araras.
O documento foi apresentado em coletiva realizada na última sexta-feira (16), no Paço Municipal. O objetivo, segundo a autarquia, é reforçar o abastecimento de água e suprir a demanda de consumo destas regiões.
Um dos dispositivos será instalado na Praça Oswaldo Colombini, no Parque Industrial, entre as ruas Mato Grosso e Santa Catarina, ao lado de um reservatório já existente com capacidade para 350 mil litros de água - este foi construído há mais de 40 anos e será reformado, assim que o novo sistema entrar em operação.
Já o outro reservatório será construído próximo ao Residencial Portal do Sol, empreendimento construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, na Avenida Luis Carlos Tunes, Via Novela. O dispositivo também terá capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água e irá abastecer os bairros da zona leste da cidade.
Os dois reservatórios são tubulares metálicos, confeccionados em chapas de aço carbono com capacidade útil de 1 milhão de litros de água. O dispositivo da zona leste terá 22 metros de altura e 7,8 metros de diâmetro. Já o dispositivo no Parque Industrial terá 17,84 metros de diâmetro por 5 m de altura.
“A medida visa melhorar os problemas de abastecimentos em duas grandes regiões da cidade e fazer com que a água chegue com mais pressão a essas residências. Além disso, a região leste ganhou novos bairros com os empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida e precisávamos suprir essa demanda”, afirmou o presidente interino do Saema, Felipe Dezotti Beloto.
Os investimentos para construção dos dois reservatórios estão orçados em R$ 2,5 milhões, mas o valor pode variar após a licitação. Os recursos são da própria autarquia.
Abertura propostas
Empresas interessadas em participar da licitação na modalidade tomada de preços para a instalação do reservatório no Parque Industrial devem apresentar as propostas até as 9h do dia 10 de fevereiro. Já para a caixa d’água da região leste, as propostas devem ser entregues até as 9h do dia 11 de fevereiro.
A pasta contendo o edital e seus anexos está à disposição dos interessados para consulta e retirada na Divisão de Compras, Licitações e Almoxarifado até o dia imediatamente anterior à entrega das propostas. O material também poderá ser solicitado por meio dos e-mails compras3@saema.com.br e administrativo@saema.com.br.
Todas as empresas interessadas em participar da licitação deverão realizar o cadastramento no Saema, na Rua Ciro Lagazzi, nº 155, Jardim Cândida, por meio do e-mail compras3@saema.com.br, até três dias úteis antes da entrega das propostas.
Horácio Busolin Júnior /Secom