A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 29/12/2014 às 16:30
Pró-Creche garante 750 vagas para crianças de 0 a 3 anos
Contratos com unidades particulares foram assinados na manhã desta segunda-feira (29), no Centro Cultural

A Prefeitura de Araras renovou convênio com sete escolas infantis particulares para a realização do programa de auxílio Pró-Creche, que oferece vagas a alunos da rede municipal de ensino.

A assinatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

A parceria garante mais 750 vagas para crianças de 0 a 3 anos, oferecidas nas unidades: Escola de Educação Infantil Cata-Vento, Berçário Escola Infantil Trem da Alegria, Educação de Educação Infantil Aquarela I e II, Centro Educacional Henri Wallon, Escola Cambalhota Berçário e Educação Infantil, Escola Infantil Crescer Araras e Colégio Piagetiano (antigo Colégio Dentinho).

O programa Pró-Creche foi criado pela Prefeitura de Araras em 2009 para atender à demanda de vagas que as creches da rede municipal não conseguem suprir hoje em dia, visando oferecer igualdade às famílias que precisam deixar os filhos nas escolas.

“Se acaso não houvesse esta parceria com as escolas particulares, a Educação estaria novamente com uma lista de espera enorme, o que não acontece hoje em dia. Entregamos recentemente a Emei Luciana Daltro, no Jardim Alto da Colina – a quarta creche entregue por esta administração municipal. Para 2015, logo no começo do ano, iremos inaugurar a creche do Jardim Tangará e estamos em processo de licitação também para a construção de unidades no Jardim Dalla Costa, Jardim das Nações 2 e Residencial Warley Colombini", ressaltou a secretária Elizabeth Carvalho Cilindri.

Para ela, o programa garante tranquilidade aos pais no novo ano letivo. “Sabemos do trabalho que essas escolas particulares têm com os alunos e do benefício para as famílias, que sabem que a criança estará dentro de uma instituição sendo bem cuidada e segura”, finalizou.

Cabe à Secretaria Municipal de Educação acompanhar diretamente as unidades que participam do Pró-Creche, disponibilizando meios para que elas ofereçam o mesmo ensino de qualidade da rede municipal.

Em nome de todos os conveniados, a diretora da Escola Cata-Vento, Claudia Regina Martoni, fez um agradecimento e também um balanço da parceria com a Prefeitura durante todo o ano.

“Falo em nome de todos os diretores das nossas escolas para agradecer a parceria durante o ano de 2014 e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que esteve presente nas unidades orientando para que nosso trabalho ocorresse de acordo com o esperado. Como conveniados, nós também procuramos colaborar com a educação das crianças da cidade para que elas retornem às unidades municipais com a mesma qualidade de ensino que é oferecido pela rede. Este ano, fechamos os trabalhos de uma forma bem positiva e estamos selando nova parceria para que, em 2015, possamos estar engajados com o mesmo comprometimento, responsabilidade e compromisso de cuidar dessas crianças”, disse.

Atualmente, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investe cerca de R$ 260 mil reais por mês no programa Pró-Creche.

Hoje em dia, a rede municipal contabiliza mais de 1,9 mil vagas ocupadas no ensino infantil, divididas em 10 unidades – fora as oferecidas pelo Pró-Creche.

Nos últimos três anos, a Prefeitura construiu e entregou quatro novas creches, ampliando o atendimento a crianças de 0 a 3 anos - Emei Luiz Henrique Borelli (Jardim Morumbi); Emei Leny de Oliveira Zurita (Vila Dona Rosa); Emei Professor Paulo Rolando Lordello (Jardim Itamaraty) e Emei Luciana Daltro (Jardim Alto da Colina). Cada uma oferece 240 vagas – há crianças, no entanto, que permanecem nas unidades em tempo integral.

 


Secom/PMA