Atrações variadas marcaram o último fim de semana em Araras. Os eventos gratuitos integraram a programação de fim de ano Natal Família – Amor em casa é o melhor presente, realizada pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania.
Apresentação de catira e roda de viola da Associação Cultural de Raízes de Araras aconteceram domingo (14), no Lago Municipal.
Moradores de várias regiões da cidade estiveram no local e prestigiaram a apresentação.
“Cultura é sempre bom, e a cidade de Araras é privilegiada por nos oferecer estes momentos gratuitos. A música de raiz tem história, mas também é bom para os jovens, pois são eles que darão continuidade nas próximas gerações”, falou Daniela Moraes, assistente administrativa e moradora do Jardim das Nações 2.
“Um evento como este é muito importante para a cultura da cidade. Antes da revitalização, não víamos nada disto neste espaço do Lago. Agora temos a oportunidade de assistir a diversas ações culturais gratuitas”, disse Reonilda Zorzenon, aposentada e moradora no Jardim Belvedere.
“Fiquei satisfeita que o público veio prestigiar. O grupo todo sentiu feliz pelo espaço que a Secretaria da Cultura e a Prefeitura nos deram”, comentou Érika Cazarin, secretária da Associação Raízes de Araras.
O grupo de catira e roda de viola volta a se apresentar no dia 20 de dezembro, às 20h, no CEU José Olavo Paganotti, localizado na Praça Jorge Assumpção no José Ometto 1.
Escola de Música
A banda Maestro Alfredo Alexandre Pelegatta, formada por alunos da Escola Livre de Música Carlos Viganó, também se apresentou no último domingo (14), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. O evento contou com a presença do prefeito Nelson Dimas Brambilla e da primeira-dama Elaine Brambilla.
O público conferiu repertório com músicas de obras da Disney preparada exclusivamente para o evento, e também canções natalinas, executadas juntamente do grupo de Cordas Camerata.
“Encerramos o ano mostrando o resultado da Escola Livre de Música, com esta bela apresentação. Quero ressaltar a importância do trabalho de formação, que é o grande foco da Secretaria Municipal de Ação Cultural e Cidadania”, comentou o secretário Marcelo Daniel (Mussa).
A banda é regida pelo maestro Marco Antonio Melinski. Atualmente, a Escola de Música disponibiliza aulas com instrumentos de sopro (flauta, clarinete, sax, trompete, trompra, trombone, tuba, bombardino), percussão, piano, teclado, violão, violino, viola, violoncello, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil.
“Esta apresentação foi muito especial. Afinal, o clima natalino tomou conta de todos. A banda é um trabalho de formação do profissional e, acima de tudo, do cidadão, que terá a oportunidade de conhecer músicas de verdade”, disse o maestro.
A escola possui dois polos, que funcionam por meio de convênio com a Prefeitura de Araras e são coordenados pela Cooperativa de Música Maestro Francisco Paulo Russo. Um deles fica no piso superior do Mercado Municipal; o outro, na Casa da Cultura.
Mais informações sobre a Escola de Música podem ser obtidas pelos telefones: 3541-5763 e 3542-5807.
Mostra de Teatro
O público também conferiu o encerramento da 5ª Mostra de Teatro, que aconteceu domingo, na Praça Barão de Araras. O evento contou com encenação da peça A Noiva do Defunto, realizada pelo grupo Andaime de Teatro, ao lado do coreto.
A Mostra, que teve início no dia 29 de novembro, contou com 19 espetáculos apresentados por alunos do Projeto Ciranda Teatral e grupos de teatro das cidades de São Paulo, Campinas, Tatui e Piracicaba.
O projeto Ciranda Teatral é desenvolvido pela Secretaria de Cultura. Atualmente, as oficinas gratuitas contam com mais de 200 alunos, divididos nos grupos infantil, juvenil, iniciante adulto, intermediário adulto e avançado adulto. As aulas são ministradas pelos professores Gustavo Lussari, Monique Lopes, Luiz Ângelo Pizzônia e Mussa Daniel.
A partir de janeiro estarão abertas as inscrições para as oficinais teatrais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3541-5763 e 3542-5807.
Secom/PMA