A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 21/11/2014 às 16:27
Campanha Fique Sabendo contará com testes rápidos a partir de segunda-feira
Mobilização será realizada até o dia 6 de dezembro em três locais: no Caem “Dr. Nelson Salomé, Casa da Cultura e supermercados da cidade

A Prefeitura de Araras, por meio do SAE (Serviço de Atenção Especializada) “Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves” promove a Campanha Fique Sabendo, a partir desta segunda-feira (24).

A iniciativa contará com a realização de testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatite C em vários pontos da cidade.

As ações seguem até o dia 6 de dezembro e tem por objetivo estimular a realização de exames principalmente entre pessoas mais expostas à contaminação e também aquelas com vida sexualmente ativa, buscando o diagnóstico precoce que possibilita mais qualidade de vida e eficiência no tratamento.

Além disso, a campanha faz parte das ações de conscientização do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no 1º de dezembro.

De segunda-feira (24) até sexta-feira (28), os testes rápidos serão realizados no Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) Dr. Nelson Salomé, localizado ao lado do Hospital Municipal, na zona leste. Já do dia 1º de dezembro até o dia 5, a população poderá realizar os teste na Casa da Cultura, Praça Barão de Araras.

Ainda no dia 6 de dezembro, será realizado o dia D da Campanha, com a realização dos testes, das 8h às 17h, em três supermercados: Hipermercado Tiradentes (José Ometto I e Narciso Gomes), Supermercado Favetta (Melvin Jones) e Walmart.

 

Testes rápidos por Fluido Oral
Este ano a Campanha Fique Sabendo conta com uma novidade: os testes rápidos para HIV serão feitos por Fluido Oral. De acordo com o SAE, o teste do fluido oral é um teste rápido, de triagem, disponibilizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Esse teste detecta anticorpos contra o HIV no fluido oral da pessoa. O exame fornece o resultado que pode ser analisado a olho nu, em até 30 minutos, e pode ser executado em qualquer local.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) ataca o sistema imunológico, que é responsável por nos defender de doenças. A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é o estágio mais avançado do ataque ao nosso sistema imunológico, o que deixa o organismo da pessoa vulnerável a diversas doenças.

A coordenadora do SAE, Lidiane dos Santos explica que o principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “A AIDS ainda é uma doença que preocupa, pois não tem cura. É importante que as pessoas se previnam e usem camisinha. Fiquem atentos com os testes e façam o exame. A Prefeitura tem se esforçado bastante para oferecer o cuidado necessário e acolhedor aos pacientes, tanto que teve as estrutura de atendimento do SAE ampliadas neste ano”, reforçou Lidiane.

Em agosto, o local foi ampliado e passou a funcionar na Rua Francisco Paulo Russo, na região central. Até então, os serviços eram oferecidos na Avenida Governador Garcez, no Jardim Belvedere.

O novo SAE conta com sete salas, três a mais do que no antigo prédio. A nova estrutura disponibiliza ainda consultório médico, sala para coleta de sangue, farmácia, sala de acolhimento e aconselhamento, consultório psicossocial, sala de reunião e treinamentos dos funcionários, cozinha e mais quatro banheiros: dois para funcionários e dois para o público.

O local também ganhou com novos mobiliários, computadores e novos equipamentos para a coleta de sangue.

O que preciso fazer para realizar o teste?
Para fazer o teste, basta apresentar documento de identidade com foto. Não é necessário estar de jejum para a coleta do material. O resultado fica pronto em 10 minutos.

Antes de fazer o teste, se a pessoa comeu, fumou, bebeu, escovou os dentes ou praticou qualquer atividade oral deve esperar 30 minutos e só depois fazer o exame. Além disso, o batom também precisa ser removido. Esses cuidados são necessários, pois evitarão possíveis alterações no resultado.

Além do teste rápido de Fluido Oral para HIV o SAE/CTA de Araras estará disponibilizando também os testes rápidos para Sífilis e Hepatite C. Estes dois serão realizados através de punção digital, com algumas gotas de sangue da ponta do dedo o resultado fica pronto em até 15 minutos.

No ano passado, foram realizados 1.223 exames no município, durante a campanha realizada entre os dias 25 de novembro de 2013 e 1º de dezembro. Foram detectados três casos positivos de HIV, além de 10 de hepatite C e 15 casos de sífilis.

Mais informações podem ser obtidas no SAE/CTA “Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves”, que fica na Rua Francisco Paulo Russo, 119 – Centro. O telefone é 3544-2064.

Como o HIV é transmitido*
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo)
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas
• De mãe para filho, durante a gestação, o parto e a amamentação
• Por transfusão de sangue

* É importante lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres ou pratos, e contato com suor ou lágrimas

Horácio Busolin Júnior – Secom