A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 10/11/2014 às 12:56
Mais de 2,9 mil alunos da rede municipal realizam avaliação do Saresp
Provas acontecem em 13 escolas municipais nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12)

O exame do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) será aplicado para 2.904 mil alunos das escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Ao todo, irão participar do exame aproximadamente 90 turmas de 13 unidades da rede municipal.

As provas serão realizadas nesta terça (11) e quarta-feira (12), no período da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 13h às 16h). Os exames terão duração mínima de três horas.

A avaliação é voltada a estudantes dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderiram à avaliação.

Todos os alunos farão provas nas disciplinas de Língua Portuguesa (Linguagens) e Matemática, além de Ciências (Ciências da Natureza) para os alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e Biologia, Física e Química (Ciências da Natureza) para os alunos da 3ª série do Ensino Médio

Para acompanhar o desempenho na escrita dos alunos, haverá também aplicação de prova de Redação numa amostra representativa de 10% do conjunto dos alunos, por rede de ensino, no 5º, 7º e 9º anos do EF e da 3ª série do EM.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disponibilizará os resultados de todas as escolas municipais, cuja divulgação continuará a ser feita pelos seguintes meios: boletins de resultados personalizados por escola serão disponibilizados no site da Secretaria, relatórios pedagógicos com a interpretação dos resultados alcançados em cada ano/série e disciplina avaliada, relatório dos estudos do Saresp 2014 e sumário executivo. O material será distribuído para as Secretarias Municipais de Educação e escolas e também ficará disponível no site.

De acordo com a coordenadora da Educação Fundamental Ana Maria Roveroni Dorta, a nota do Saresp é um dos itens que contribuem para formulação do Iapel (Índice de Avaliação Pedagógica Local).

“Esta avaliação é muito importante e realizada anualmente pelo Governo do Estado. O resultado deste exame, junto ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice realizado pelo Governo Federal, nos ajuda a elaborar o rendimento das escolas municipais e contará pontos para formulação do Iapel. Além disso, o exame avalia as capacidades dos alunos não individualmente, mas sim por turma”, reforçou Ana.

O Iapel envolve a aplicação de três provas aos alunos, ao longo do ano letivo, com questões formuladas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação sobre todas as disciplinas ministradas nas escolas do 1º ao 9º ano.

Além disso, o Iapel também é um dos critérios que será utilizado na formulação do IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação). O quesito corresponde a 20% do valor estipulado para definição do índice, que garante uma série de benefícios aos professores da rede municipal.

Prova
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria de Estado da Educação. A partir dos resultados, a Secretaria da Educação calcula o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de todos os níveis de ensino e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte.

Cada Secretaria Municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.

Horácio Busolin Júnior/ Secom