A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 07/11/2014 às 13:42
Dia D da vacinação contra o sarampo e poliomielite acontece nesse sábado
Imunização acontece em cinco postos de saúde das 8h às 17h; campanha segue até o dia 28

O Dia D da Campanha de Vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) acontece nesse sábado (8), em cinco postos de saúde, das 8h às 17h.

Crianças a partir dos seis meses de vida e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas.

A imunização estará disponível em cinco postos de saúde da cidade: PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto II), PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), PSF Madre Clara Rabolin (Jd. Alvorada) e CS2 João Geraldo (Jd. Belvedere).

A campanha seguirá nas mesmas unidades até o dia 28 deste mês. A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta este ano, vacinar 95% das crianças desta faixa etária.

 

Sobre as doenças

Poliomielite: Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

Vacina Poliomielite oral: Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Sarampo: É uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Vacina tríplice viral: As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

 

Dúvidas

- Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas?
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde.

- Há contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e AIDS ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior da vacina.

- Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, mas é fundamental levar às crianças neste período.

Mais informações sobre a Campanha de Prevenção a pólio e o sarampo podem ser obtidas no telefone 3543-1522.

 

Confira os locais disponíveis para vacinação

PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes)
PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto II)
PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes)
PSF Madre Clara Rabolin (Jd. Alvorada)
CS2 João Geraldo (Jd. Belvedere)

 

Horácio Busolin Júnior – Secom