A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 27/10/2014 às 10:51
Visitas monitoradas ao Centro Pró Araras ainda têm vagas disponíveis
Visitação gratuita acontece neste sábado (1º), às 9h e às 14h, no espaço localizado no Lago Municipal; agendamento prévio deve ser feito pelo telefone 3542-3538

As próximas visitas monitoradas ao Centro Pró-Arara, instalado no Parque Municipal Fábio da Silva Prado, acontecem neste sábado (1º) e ainda têm vagas disponíveis.

Gratuita, a atividade é destinada a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre o trabalho de reabilitação das aves realizado no local e ver o animais de perto.

As visitas acontecem às 9h e às 14h e devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone 3542-3538. Há limite de até 30 pessoas por visita.

A ação é realizada sempre no primeiro sábado de cada mês e envolve ainda palestra sobre educação ambiental com duração de aproximadamente 30 minutos. Em seguida, grupos de no máximo 10 pessoas por vez, sempre acompanhadas por um profissional do local, visitam as dependências do Centro para ver animais como araras, tucanos, papagaios e outros pássaros diversos em recuperação.

O Centro também realiza palestras com estudantes da cidade. As escolas municipais interessadas podem agendar visitas na Secretaria de Educação, pelo telefone 3453-8200. Já as escolas estaduais e particulares podem ligar direto no Centro “Pró-Arara”, no telefone 3542-3538.

 

O que é o Centro “Pró-Arara”?

O Centro é uma das atrações do novo Lago Municipal, que foi totalmente revitalizado e entregue pela Prefeitura de Araras em julho deste ano.

O espaço recebe somente aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros na cidade ou região. No local, elas passam por exames e cuidados veterinários, se necessário.

Todas as aves recebidas são tratadas por uma equipe formada por um veterinário, uma bióloga, três cuidadores, além de auxiliares administrativos. Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves serão encaminhadas a uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras.

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres Pró-Arara conta atualmente com 50 animais de várias espécies, apreendidos pela Polícia Ambiental ou vindos de outros Centros de Reabilitação do Estado de São Paulo.

Sem contar as araras-canindé, o local também recebeu aves nativas de quatro espécies: três bicudos, três trinca-ferros, um coleiro (mais conhecido como coleirinho) e um periquitão-maracanã. Além disso, nas últimas semanas, o Centro também recebeu tucanos, papagaios, uma coruja e um ouriço.

O local possui cinco viveiros, sendo três de pequeno porte e um maior que abriga as aves já reabilitadas e em melhores condições de saúde.

Horácio Busolin Júnior /Secom