A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 29/09/2014 às 17:37
Nova ponte melhora acesso aos Assentamentos Rurais
Obra que atende à demanda foi entregue em cerimônia que aconteceu no último sábado (27)

A entrega da nova ponte que dá acesso aos Assentamentos Rurais aconteceu no último sábado (27), em cerimônia realizada na Estrada Rural dos Jacarandás. A obra é mais uma demanda do Orçamento Participativo concretizada pelo Governo de Araras.

A nova ponte é mista, feita de aço e concreto, e terá 16 metros de comprimento por 5 metros de largura. As vigas são metálicas e o tabuleiro (base por onde passarão os veículos) é de concreto armado. A ponte tem capacidade para suportar aproximadamente 45 toneladas de peso.

A melhoria atende a pedidos da população da região no Orçamento Participativo e representa o maior investimento realizado pela Prefeitura na zona rural: mais de R$ 400 mil.

A nova ponte garante acesso mais seguro aos pedestres e motoristas que passam pelo local - a antiga era feita de madeira, estreita e sem guarda, além de estar com estrutura fraca e deteriorada.

“O compromisso deste governo é responder às reivindicações feitas pela população. A ponte foi um pedido dos moradores da zona rural, por meio do Orçamento Participativo, e, em resposta, entregamos esta obra que garante melhorias na mobilidade da zona rural, tanto para moradores quanto para os produtores rurais que utilizam este acesso”, declarou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

O presidente da Câmara Municipal de Araras, Breno Zanoni Cortella, falou sobre a importância da participação popular nas decisões do município. “Esta realização é fruto da mobilização popular, que buscou melhorias para a região por meio do Orçamento Participativo. O Governo de Araras tem total apoio da Câmara para garantir melhores condições de vida à população”, acrescentou ele, autor do projeto de lei que denominou as estradas dos Assentamentos Rurais de Araras.

O coordenador regional leste da Diretoria Executiva da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) Afonso Curitiba Amaral reforçou a parceria da instituição com a Prefeitura de Araras. “Esta é mais uma obra que acompanhamos ser concretizada pela administração municipal. Este é um governo atento às reivindicações da população da zona rural, que, por meio da produção agrícola, contribui diretamente com a economia da cidade”, completou.

A cerimônia contou ainda com a participação do vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé); da secretária de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, Sandra Helena Orzari Milaré; do diretor de Agricultura, Claudemir Brucieri; do secretário de Segurança, João Tranquillo Beraldo; do coordenador do Orçamento Participativo, Alfredo Pires de Souza Neto; da coordenadora do Centro de Turismo, Ana Aparecida Deguchi; do presidente do conselho gestor do CEU, Eustáquio Alves Cardoso; do coordenador do CAM “Guerino Bertolini”, José Gonçalves Filho (Paraíba); do presidente da Associação Terra Boa, delegado do OP e representante do Assentamento Araras 3, Clailton Aparecido Krepschi; do representante do Assentamento Araras 2 e da Cooperativa dos Assentamentos e Agricultores Familiares de Araras, José Guida; do delegado do OP e representante do Assentamento Araras 4, José Nivaldo Silva (Deba); e do representante do Assentamento Araras 1, José Lázaro de Oliveira.

 

Demandas da zona rural
A população da zona rural tem sido atendida pela administração municipal, que já concretizou antigas demandas indicadas nas reuniões do OP.

Além da ponte, os moradores dos Assentamentos também foram contemplados com implementos agrícolas e um trator de pequeno porte.

Outra demanda executada no mês de maio foi o recapeamento e sinalização da estrada ARR 281 “Armando Sanfelice”, via de ligação ao Núcleo Caio Prado.

Mais uma melhoria pedida pela população da zona rural foi a iluminação pública no bairro Elhiu Root. A Estrada Municipal “Adelino Chignolli” ganhou 51 novos braços de iluminação nos postes. As lâmpadas que iluminavam a Estrada eram de 70 watts. O projeto incluiu a substituição delas por outras mais modernas, de 150 watts, que garantiram mais luminosidade e eficiência energética.

A reforma da Emef “Morro Grande”, entregue em fevereiro deste ano, também é uma das demandas executadas na zona rural. Além de melhorias na unidade, como reforma no telhado, playground e nos banheiros e modernização dos sistemas hidráulico e elétrico da escola, as obras envolveram também adequações no minicampo e a implantação de uma academia ao ar livre, ao lado do PSF, voltada à comunidade do bairro.


Secom/PMA