A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 29/09/2014 às 12:53
Prefeitura inaugura maior reforma da história do Pronto-Socorro
Novas instalações foram entregues no último sábado (27); obra garante estrutura mais adequada para o atendimento de pacientes

A Prefeitura de Araras inaugurou no último sábado (27) a maior reforma e ampliação da história do Pronto-Socorro do Hospital São Luiz.

As novas instalações oferecem estrutura mais modernas e adequada para o atendimento dos pacientes.

“Esta é a estrutura de saúde mais importante da cidade, que é referência na rede pública e recebe os casos mais graves. Por isso, precisava de investimentos para sua modernização, diminuindo assim a mortalidade nas urgências. A Santa Casa está mais que preparada para receber residentes e se tornar um grande centro de ciências médicas, quando a Faculdade de Medicina for implantada. Com isso, iremos suprir a falta de médicos e criaremos aqui um local de troca de conhecimento que irá enriquecer e qualificar ainda mais o atendimento médico em Araras.”, afirmou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

As obras de reforma e modernização do Pronto-Socorro envolveram duas etapas principais. A 1ª delas já foi entregue em fevereiro deste ano e contou com a construção de novas salas de observação específicas para o público masculino, feminino e infantil.

Todas são separadas com divisórias e equipadas com material necessário para os primeiros socorros. Há também sala de espera, banheiros e quatro consultórios médicos, sendo um exclusivo para atender a pediatria.

A outra etapa compreendeu reforma na sala de emergência, readequações e reparos em três leitos e novas instalações para três novos consultórios, posto de enfermagem, salas de inalação adulto e infantil, de gesso, de medicação e de curativos.

Nesta fase da obra foi finalizada também a sala de espera para atendimento adulto, possibilitando melhor acolhimento no local - a sala de espera de pediatria foi entregue na 1ª fase da obra.

Atualmente, segundo dados da Santa Casa, são atendidos no Pronto-Socorro mais de 6.000 pacientes por mês, o que representa média de 300 por dia.

As novas instalações do Pronto-Socorro vão funcionar completamente nos próximos dias. Por ser um setor que não pode interromper as atividades, a mudança vai acontecer aos poucos, para não prejudicar o atendimento à população.

A modernização do Pronto-Socorro também contemplou a construção de uma nova entrada exclusiva, pela Avenida Washington Luiz, para ambulâncias que transportam os pacientes em estado grave. Antes da reforma, os casos de urgência e emergência chegavam ao hospital pela única entrada do PS, localizada na Rua Coronel Justiniano, juntamente com pacientes que apresentavam sintomas mais leves.

A nova entrada vai possibilitar melhor trânsito de veículos e otimizará o atendimento, já que vai separar os casos mais graves dos pacientes que apresentam menos risco.

 

União de todos e homenagens
A ampliação de 700 m² e a reforma completa do Pronto-Socorro, incluindo também a aquisição de novos equipamentos, totalizaram investimentos de R$ 2 milhões – sendo R$ 500 mil repassados pelo Governo do Estado para a obra e o restante pela Prefeitura de Araras.

 

As melhorias só foram garantidas graças à união e esforços da administração municipal em conjunto com a diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras.

“Realizar esta obra foi um desafio, pois tudo foi realizado enquanto havia no local fluxo constante de pacientes. O atendimento não foi interrompido em nenhum momento. Conversamos e dialogamos muito com a provedoria para encontrarmos a melhor solução e conseguimos, hoje, entregar esta obra tão importante para a população”, destacou o prefeito Brambilla.

O provedor da Santa Casa Eduardo de Moraes ressaltou a união da Irmandade para buscar mais melhorias ao local. “Precisamos estar unidos para vencer as dificuldades. Quero deixar aqui meu cumprimentos aso prefeito Brambilla, a todos os membros da Irmandade, colaboradores e funcionários. Vamos trabalhar juntos para tornar o atendimento realizado na Santa Casa de Araras um exemplo a ser seguido na região”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal Breno Zanoni Cortella agradeceu os esforços de todos aqueles que lutaram para que a obra fosse concretizada e destacou as ações e melhorias realizada pela administração municipal.

“O prefeito Brambilla iniciou um novo ciclo na saúde pública de Araras, inaugurando o Samu Regional, a UPA 24h, a implantação da Faculdade de Medicina, e agora também o novo Pronto-Socorro da Santa Casa. O empenho de Brambilla irá transformar a estrutura da saúde de Araras, deixando-a melhor do que ela já é”, ressaltou Cortella.

Durante a cerimônia, o provedor da Santa Casa Eduardo de Moraes e o diretor técnico da Santa Casa Dr. Helder José José Camargo Preto, juntamente com integrantes da diretora da instituição, entregaram placas de agradecimento ao prefeito Nelson Dimas Brambilla. Além disso, a coordenadora de enfermagem do Hospital São Luiz, Simone Cristina Fioramonte, homenageou a secretária de saúde Vandersi Bressan Pavan com flores.

Também prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; o diretor da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade Fábio Franco, responsável pela obra; demais secretários e diretores da Prefeitura; os vereadores Marcelo de Oliveira, Francisco Nucci Neto e Anete Monteiro dos Santos Casagrande; o diretor clínico da Santa Casa Dr. Luiz Roberto Costa Oliveira; o coordenador do Pronto-Socorro da Santa Casa, Marcos Norberto Vetorazzi; o presidente e o executivo da Acia (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), respectivamente, Roberto José Vechin e Luiz Roberto Biaggio; Jorge Luiz Bison, presidente da Unimed de Araras; Fábio Baggio Gagliardi, presidente do São Luiz Saúde; além de integrantes da diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras; Brazil Paulo Ferrante Júnior, da Loja Maçônica Harmonia e Progresso; Valdir Favetta, presidente da Apae de Araras; do presidente do Prodeia, Salvador Messias Brambilla; funcionários da Santa Casa e representantes da imprensa local.

Horácio Busolin Júnior/ Secom