A inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h, anexa ao Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, já tem data marcada: 23 de setembro. O evento acontece às 10h, no próprio local, na Avenida Irineu Carroci, no José Ometto 2.
A solenidade contará com a presença de autoridades de Araras e região, além do Ministro da Saúde Arthur Chioro.
A construção da unidade já foi finalizada e recebe nesta semana os últimos retoques. Nos próximos dias tem início a instalação de equipamentos médico-hospitalares, como foco cirúrgico, aspirador cirúrgico, monitor desfibrilador, entre outros. O mobiliário já está sendo instalado.
Construída com investimentos do Governo Federal, a UPA de Araras é de porte 2, destinado a cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, e conta com 12 leitos de observação. A capacidade de atendimento, de acordo com o Ministério da Saúde, será de até 300 pacientes por dia.
A UPA 24h amplia a capacidade de atendimento a pacientes com sintomas como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infartos, derrames, entre outros.
Ampliação do Hospital Municipal
Para atender às determinações do Ministério da Saúde, a Prefeitura realizou obras de ampliação e adaptação no Hospital Municipal. Os serviços se concentraram ao lado do setor de pronto-atendimento da unidade. O projeto contou com a construção de novas salas independentes para atender homens, mulheres e crianças, entre outras melhorias.
Os novos espaços terão capacidade para abrigar até 12 leitos - sendo 4 para os adultos masculinos, 4 para adultos femininos e mais 4 para pediatria, além de um posto de enfermagem, que será construído para o atendimento das salas, e ampliação da sala de urgência.
As obras incluem também adaptações em duas salas do Hospital Municipal. Os espaços estão sendo preparados para abrigar uma sala de observação simples.
“Este mês será marcado por duas realizações importantes na saúde de Araras, pois também entregaremos a reforma do Pronto-Socorro da Santa Casa. Desta maneira, o atendimento às urgências e emergências na cidade será otimizado e qualificado e poderá se tornar, dentro dos próximos anos, referência regional. A administração municipal não tem poupado investimentos na saúde pública. Inauguramos o Samu Regional e realizamos reforma e melhorias em 15 PSFs, em várias regiões da cidade”, ressaltou.
Com a implantação da UPA 24 horas, o município passará a receber custeio mensal de R$ 175 mil, por meio do Ministério da Saúde, para manutenção da nova unidade. Até então, o Hospital Municipal é mantido apenas com recursos da Prefeitura.
A parceria com o Ministério da Saúde já garantiu também a implantação do Caem (Centro de Atendimento de Especialidades Médicas) “Dr. Nelson Salomé”, que fica anexo ao Hospital Municipal e foi inaugurado em 2012, além de outros investimentos importantes, como o próprio Samu Regional.
Como funcionam as UPA 24h?
As UPAs 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e, em conjunto com estas, compõem uma rede organizada de atenção às urgências e emergências.
A unidade funcionará no período ininterrupto de 24h, inclusive aos finais de semana, feriados e pontos facultativos. Além disso, vai proporcionar também o acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
Horácio Busolin Júnior /Secom