O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas da rede municipal de ensino superou a média estadual. Em Araras, o índice registrado para as escolas municipais do 1º ao 5º ano foi de 5,9, dois pontos acima da média do Estado, que foi de 5,7. O índice de 5,1 das escolas municipais do 6º ao 9º ano também superou a média estadual dos anos finais - 4,4.
O Ideb é um indicador federal que avalia a qualidade de escolas e de redes de ensino a partir do desempenho dos estudantes em matemática e em português e taxas de aprovação. O índice é realizado a cada dois anos.
Os resultados foram apresentados e explicados durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (12), na Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a pasta, as escolas municipais do 5º ano (anos iniciais) conseguiram bater a meta estipulada para 2013, que era de 5,9. Já as escolas do 9º ano alcançaram o índice de 5,1, superando a meta estipulada que era de 5,0.
Além disso, em dois anos houve avanço de cinco pontos no Ideb para escolas com 5º ano. Em 2011, o índice foi de 5,4 subindo para 5,9 em 2013. Para as escolas com 9º ano também foi registrado avanço de 0,6 pontos, sendo que em 2011 o índice foi de 4,5 subindo para 5,1 em 2013.
De acordo com a coordenadora de Formação Continuada da Secretaria Luiza Helena Teixeira Viana, o aumento no índice desde 2011 justifica-se pelas mudanças no plano curricular das escolas.
“Em 2010, as escolas trabalhavam cada uma a sua maneira. Em 2011, havia a necessidade de unificarmos o plano curricular e implantarmos a Proposta Curricular Unificada, o que garantiu que os gestores trabalhassem de maneira mais uniforme e organizada. Os índices das escolas municipais são muito positivos. Com exceção de uma unidade escolar, todas tiveram avanços no Ideb, conquistando aumento de 0,8 e 0,9 pontos, o que não é fácil”, explicou Luiza Helena.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla explicou que a administração municipal reverteu uma situação adversa, encontrada em 2010 e 2011, e conseguiu promover medidas que garantiram avanços na qualidade de ensino da rede.
“Os números do Ideb mostram que o ensino em Araras está em uma curva ascendente. Promovemos atualmente uma transformação na educação, investindo na construção de mais escolas e adotando medidas para valorizar os professores, como a lei que instituiu o IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação). Este ano, os professores que cumpriram os critérios da lei irão receber um 14º salário. Esta é nossa proposta: motivar os professores, investir na infraestrutura das escolas e incentivar os alunos com a promoção de atividades esportivas e culturais em tempo integral”, afirmou.
Ele também ressaltou que a Secretaria de Educação fará um livro com informações sobre a rede de ensino disponível na cidade.
“Queremos mostrar aos nossos alunos que a cidade de Araras oferece um leque variado de opções de ensino. Em breve, esta rede de educação será fortalecida com a entrega do novo Senai, a construção da nova sede da UAB, a instalação da Fatec, do IFSP e do novo polo da Faculdade Municipal na zona leste, além da Faculdade de Medicina, que em breve será instalada na cidade”, completou.
Avaliação Pedagógica
A coordenadora de Formação Continuada da Secretaria de Educação também apresentou os resultados da avaliação diagnóstica do Iapel (Índice de Avaliação Pedagógica Local).
A iniciativa implantada neste ano envolve a aplicação de três provas aos alunos, ao longo do ano letivo, com questões formuladas por profissionais da Secretaria Municipal de Educação sobre todas as disciplinas ministradas nas escolas do 1º ao 9º ano.
A primeira avaliação foi aplicada entre os dias 10 e 14 de fevereiro para 5.621 alunos matriculados nas 17 escolas municipal de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e fundamental II (6º ao 9º ano).
De acordo com os resultados da 1ª prova, as unidades escolares do 1º ao 5º ano obtiveram média final de 6,7. Já as escolas do 6º ao 9º ano tiveram média final de 5,2. Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, os resultados da 2ª prova, aplicada em julho, ainda estão sendo aferidos e devem ser divulgados dentro dos próximas semanas.
A proposta da Prefeitura é avaliar o ensino oferecido nas escolas por meio deste resultado e produzir um plano de ação e de metas para melhorar o desempenho de cada aluno matriculado. Ainda será realizada mais uma avaliação agendada para o mês de novembro – a segunda aconteceu no mês de julho e ainda está em processo de correção.
O Iapel também é um dos critérios que será utilizado na formulação do IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação). O quesito corresponde a 20% do valor estipulado para definição do índice, que garante uma série de benefícios aos professores da rede municipal.
Nos anos em que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não for aferido, será utilizado o Iapel, na proporção de 40%, para a composição do IVPE. Quanto ao critério referente ao Ideb, deverá a unidade escolar demonstrar evolução no desenvolvimento pedagógico dos alunos avaliados.
Os alunos da educação infantil serão avaliados por meio de indicadores de qualidade estabelecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
Educação transformadora
Também durante a coletiva, a secretária de Educação Elizabeth Carvalho Cilindri fez um retrospecto dos investimentos realizados pela Prefeitura na área, com o objetivo de garantir educação de qualidade para os próximos anos.
Entre os principais avanços, ela apontou a crescente oferta de vagas em creches, que ocorreu devido a construção de mais três unidades de ensino infantil. “Em 2009, contávamos com 430 vagas em seis creches. Com a construção da Emei “Luiz Henrique Borelli”, da Emei “Leny de Oliveira Zurita” e da Emei “Professor Paulo Rolando Lordello”, contamos em 2014 com nove creches com 1.400 alunos matriculados, incluindo o programa “Pró-Creche”. Além disso, promovemos uma série de melhorias na rede municipal com a reforma e ampliações em cinco escolas, modernização e informatização, entre outras ações”, afirmou a secretária.
Cilindri também ressaltou as metas para 2016. “Está prevista até 2016 a construção de mais sete unidades de ensino infantil, o que irá gerar mais 1.700 vagas. Duas destas unidades já serão entregues em breve: as emeis do Alto da Colina e do Jardim Tangará”, completou.
Os investimentos também serão aplicados no ensino fundamental. Mais duas escolas de ensino fundamental estão em construção: uma no Jardim das Nações e outra na zona rural, que é a nova Escola do Campo. Além disso, outra unidade no Jardim das Esmeraldas está em fase de licitação e começará a ser construída nos próximos meses.
O oferecimento do ensino integral também foi reforçado pela secretária. “Hoje atendemos 620 alunos em tempo integral e nossa meta será atingir 3 mil alunos. Com isso, eles poderão ficar na escola durante 9h participando de oficinas de dança, música, arte, esportes, etc.”, finalizou.
O vereador Marcelo de Oliveira elogiou as ações promovidas pela Secretaria de Educação. “Ao ver o retrospecto da evolução da educação na cidade, observo que o nível de ensino pode ser comparado ao de cidades de 1º mundo. O Poder Executivo está no caminho certo para transformar a educação com o orçamento muito bem aplicado. Só tenho a agradecer a Secretaria, pois quando trago as demandas da população, sou sempre muito bem atendido”, elogiou o vereador.
Também presente à coletiva, o vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) disse que a população já está enxergando os resultados das melhorias na educação, nos últimos dois anos. “A população já está avaliando os avanços no ensino das escolas municipais. No entanto, continuo cobrando sempre. Quero agradecer a todos os funcionários da rede que sempre me atendem quando solicito alguma demanda”, disse o vereador.
Horácio Busolin Júnior / Secom